Projeto-piloto de Compostagem Comunitária avança em Esposende
A partir do próximo dia 27 de fevereiro, a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, vai proceder à distribuição de kits destinados à Compostagem Comunitária junto dos habitantes das áreas localizadas nas imediações do Compostor Comunitário, já instalado em Esposende, na Rua Poeta Álvaro Pinheiro. Por esta via será promovida a compostagem comunitária,…


A partir do próximo dia 27 de fevereiro, a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, vai proceder à distribuição de kits destinados à Compostagem Comunitária junto dos habitantes das áreas localizadas nas imediações do Compostor Comunitário, já instalado em Esposende, na Rua Poeta Álvaro Pinheiro.
Por esta via será promovida a compostagem comunitária, permitindo aos moradores darem um destino adequado aos resíduos provenientes da preparação de refeições e que, desta forma, originarão um composto orgânico que será usado nas hortas, numa lógica de circularidade. Com vista à capacitação dos utilizadores, serão realizadas visitas porta-a-porta, para entrega dos kits e sensibilização dos munícipes para a correta utilização dos equipamentos de Compostagem.
Este projeto de promoção da compostagem de biorresíduos no Baixo Cávado, denominado “Biocávado”, corresponde a um projeto-piloto para a reciclagem de biorresíduos na origem e que compreende dois tipos de compostagem: doméstica e comunitária. Implementado pela empresa municipal Esposende Ambiente, o projeto contemplou a distribuição de 300 compostores familiares e encontra-se agora na fase final, com a distribuição de 180 baldes para os moradores da área envolvente ao Compostor Comunitário.
Ainda no âmbito deste projeto, o Centro de Educação Ambiental acolhe, na próxima sexta-feira, dia 1 de março, a última sessão de sensibilização para a compostagem doméstica, com o objetivo de elucidar a população para os benefícios da compostagem. A inscrição para participar na ação é efetuada online AQUI!
A implementação deste projeto conta com o apoio do Fundo Ambiental e da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) e enquadra-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.



