Publicado a 4 de Dezembro, 2025
Voltar

Esposende assinalou a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Ação de formação sobre compostagem doméstica Decorreu no passado dia 25 de novembro no Centro de Educação Ambiental mais uma sessão no âmbito do projeto de promoção da compostagem de biorresíduos no concelho de Esposende “Compostar é Transformar”, correspondente ao projeto para a reciclagem de biorresíduos na origem. O projeto, implementado pelo município de Esposende,…

Ação de formação sobre compostagem doméstica

Decorreu no passado dia 25 de novembro no Centro de Educação Ambiental mais uma sessão no âmbito do projeto de promoção da compostagem de biorresíduos no concelho de Esposende “Compostar é Transformar”, correspondente ao projeto para a reciclagem de biorresíduos na origem. O projeto, implementado pelo município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, compreende dois tipos de compostagem: doméstica e comunitária e contempla nesta fase a distribuição de 700 compostores domésticos e ainda a instalação de um compostor comunitário. Este equipamento será instalado na Rua João Amândio, em Esposende, estando as ações de sensibilização junto dos moradores previstas para as próximas semanas.

A sessão coincidiu com um vasto leque de iniciativas que ocorrem a nível nacional e europeu no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre entre 22 e 30 de novembro, e contemplou a entrega de um compostor doméstico a todos os presentes nesta ação de formação sobre compostagem.

A implementação deste projeto conta com o apoio do Fundo Ambiental e da CIM Cávado, através do Programa RecolhaBio, prevendo-se dar continuidade ao projeto durante o 1.º trimestre de 2026, com a realização de sessões de formação sobre compostagem doméstica em todas as freguesias do concelho e com a disponibilização à população dos compostores domésticos.

Para o Município e para a Esposende Ambiente, esta medida reveste-se de especial relevância, na medida em que configura a determinação do seu território em dar cumprimento às exigentes metas de Recolha Seletiva de Resíduos, e seu envio para reciclagem, conforme previsto no PERSU – Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2030. Em média, cada cidadão produz mais de 500 kg/ano de resíduos, havendo um grande potencial de separação e reciclagem que terá de ser aproveitado no

sentido de reduzir as quantidades de resíduos encaminhados para aterro sanitário. Desta forma, a compostagem representa uma forma de reciclagem e valorização natural dos biorresíduos transformando-os num composto 100% natural.

Uma postura que se enquadra também no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município assumiu e verteu para o seu plano de ação.

IMG 20251126 WA0003  20251125 181115

20251125 181231

Aviso de interrupção no abastecimento de água, nas freguesias de Palmeira e Gemeses.

  • Informamos que, por motivos de execução de trabalhos na rede pública, está previsto um corte de água quarta-feira, dia 29/04/2026.
  • A intervenção está prevista entre as 14h00 e as 17h00.
  • Esta intervenção afetará o normal abastecimento das freguesias de Palmeira e Gemeses.
  • Pedimos desde já desculpa pelo incómodo causado e prometemos ser breves.

© Esposende Ambiente 2026
© Esposende Ambiente 2026
© Esposende Ambiente 2026
© Esposende Ambiente 2026