Esposende Ambiente participou na 20.ª Expo Conferência da Água
A Esposende Ambiente marcou presença, no passado dia 14, na 20.ª Expo Conferência da Água, realizada no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. A intervenção da Esposende Ambiente integrou o painel dedicado à Diretiva (UE) 2020/2184 relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano, já transposta para o ordenamento jurídico português…
A Esposende Ambiente marcou presença, no passado dia 14, na 20.ª Expo Conferência da Água, realizada no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.
A intervenção da Esposende Ambiente integrou o painel dedicado à Diretiva (UE) 2020/2184 relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano, já transposta para o ordenamento jurídico português através do Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto. No âmbito deste enquadramento, as intervenções da Esposende Ambiente centraram-se em dois eixos principais:
O que está a EAmb a fazer para garantir o cumprimento das novas exigências da diretiva;
Quais os principais desafios encontrados enquanto entidade gestora de média dimensão, nomeadamente ao nível da adaptação operacional, reforço dos mecanismos de controlo e integração de requisitos adicionais de monitorização.
Durante a sessão, a Esposende Ambiente partilhou ainda boas práticas já implementadas, bem como dificuldades reais sentidas no processo de adequação às novas obrigações legais, contribuindo para um debate técnico rico e alinhado com os desafios do setor.
A 20.ª Expo Conferência da Água voltou a afirmar-se como um espaço de referência para o debate técnico e estratégico do setor, num momento particularmente relevante para a adaptação às novas exigências europeias.





