Esposende Ambiente apresentou contas de 2024 à Câmara Municipal
Consolidada situação económico-financeira da empresa municipal A Esposende Ambiente encerrou as contas de 2024 com a sua situação económico-financeira consolidada. Apresentou resultados líquidos positivos de 116.586,50 euros, sendo que os resultados antes de depreciações/amortizações e impostos se fixaram em 1.407.551,09 euros, bem como o equilíbrio financeiro assegurado. Cumprindo a obrigatoriedade legal de dever de informação…
Consolidada situação económico-financeira da empresa municipal
A Esposende Ambiente encerrou as contas de 2024 com a sua situação económico-financeira consolidada. Apresentou resultados líquidos positivos de 116.586,50 euros, sendo que os resultados antes de depreciações/amortizações e impostos se fixaram em 1.407.551,09 euros, bem como o equilíbrio financeiro assegurado.
Cumprindo a obrigatoriedade legal de dever de informação ao detentor do capital, a Esposende Ambiente apresentou à Câmara Municipal de Esposende e à
Assembleia Municipal, para conhecimento, o Relatório e Contas relativo ao ano 2024, que reflete a política de sustentabilidade, os objetivos estratégicos, assim como, o resultado do exercício económico-financeiro da empresa municipal.
O permanente esforço de controlo interno aos desvios das principais rubricas de Gastos, de forma a evitar derrapagens orçamentais, demonstra uma gestão económico-financeira dos serviços de Abastecimento de Água e de Águas Residuais sólida, tendo a entidade gestora assegurado, na íntegra, a geração de meios próprios para a cobertura dos encargos decorrentes da sua atividade. Esta capacidade reforça a confiança na viabilidade e na autonomia financeira da empresa municipal a longo prazo.
Em 2024, a empresa registou um crescimento significativo, com o volume de negócios a ultrapassar a meta dos 6,2 milhões de euros, representando um aumento de cerca de 5% das suas principais atividades, a venda de água e tratamento do saneamento, face ao ano anterior.
O investimento total realizado ascende a cerca de 750 mil euros, no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos traçado, e marca o início de um conjunto de investimentos em infraestruturas básicas de água, saneamento e trabalhos para a própria empresa.
Este crescimento reflete o empenho na captação de novos utilizadores, em particular no sector do saneamento em zonas com rede pública disponível, bem como, denota o impacto positivo do projeto em curso de redução de perdas de água e combate às ligações ilícitas.
Não obstante dos progressos alcançados, o aumento da eficiência e eficácia da prestação dos serviços de abastecimento de água e de saneamento no concelho, garantindo a proteção dos direitos e interesses dos utilizadores fazem parte dos seus objetivos.
Ao nível do fornecimento de bens e dos serviços prestados, assim como da eficiência administrativa interna, destaque para a manutenção das quatro certificações do Sistema de Gestão Empresarial, Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no trabalho e Responsabilidade Social.
Já as atividades associadas a competências delegadas pelo Município como a Limpeza Pública, Espaços Verdes, Educação Ambiental e Pluviais representam 15% da atividade global da empresa municipal no ano de 2024. Os subsídios à exploração, para o ano de 2024, foram suficientes para fazer face aos gastos e perdas resultantes destas atividades sem receita associada, permitindo a execução dos trabalhos por via das sinergias em termos de gestão recursos humanos, equipamentos e infraestruturas.
No âmbito da Limpeza Pública, Espaços Verdes e da Recolha de Resíduos Indiferenciados no concelho de Esposende, foi registada uma deposição em aterro sanitário de aproximadamente 18 mil toneladas, cifrando-se num acréscimo de 0,8% face à quantidade de resíduos recolhidos no ano anterior.
A recolha seletiva de resíduos nos ecopontos do concelho de Esposende, apresentou no ano de 2024 um aumento de cerca de 5% face ao ano anterior, fruto da constante educação e sensibilização ambiental que decorre há cerca de 20 anos, tendo o Centro de Educação Ambiental mantido os níveis de excelência dos últimos anos, seja no que diz respeito ao número de participantes nas atividades, ao número de sessões realizadas e à satisfação dos participantes.
Estes resultados demonstram o equilíbrio alcançado entre as vertentes económico-financeira, social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento do concelho, para a melhoria da qualidade de vida de toda a população e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que a Esposende Ambiente se propôs implementar conjuntamente com o Município de Esposende.