Publicado a 5 de Dezembro, 2019
Voltar

Dia Mundial do Solo – 5 dezembro

O solo, a que geralmente chamamos terra, é fundamental para o ciclo da vida no nosso planeta. No entanto este recurso, que é finito e irrecuperável, tem vindo a ser sujeito às mais variadas agressões. Esta efeméride ambiental foi criada em 2002 pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para celebrar a importância crítica…

Untitled design 83

O solo, a que geralmente chamamos terra, é fundamental para o ciclo da vida no nosso planeta. No entanto este recurso, que é finito e irrecuperável, tem vindo a ser sujeito às mais variadas agressões.

Esta efeméride ambiental foi criada em 2002 pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para celebrar a importância crítica do solo para a humanidade.

Algumas das funções do solo:

  • Suporte para a produção de alimentos;
  • Conservar a biodiversidade;
  • Possibilitar o ciclo hidrológico;
  • Reduzir o impacto das mudanças climatéricas;
  • Proteger as águas subterrâneas e superficiais;
  • Sustentar construções.

A função do solo mais reconhecida é o suporte para a produção de alimentos (95% de todos os alimentos produzidos no mundo têm origem no solo e os restantes 5% vêm do mar e de produções hidropónicas). Solos férteis e saudáveis sustentam o crescimento das plantas, fornecendo nutrientes, armazenando água e agindo como substrato no qual as plantas desenvolvem as suas raízes.

A taxa atual de degradação do solo ameaça a capacidade das gerações futuras usufruírem dessa necessidade básica: sem solos férteis, a segurança alimentar estará em risco.

Sabia que…

A cada minuto que passa, o solo é impermeabilizado pela construção, contaminado pelo uso excessivo de pesticidas, herbicidas e adubos, explorado através da agricultura e silvicultura intensiva, envenenado pela deposição de todo o tipo de resíduos e sofre erosão pela mobilização excessiva e pelos incêndios que deixam milhares de hectares de terra sem cobertura vegetal?

Aviso de interrupção no abastecimento de água, Rua Narciso Ferreira, Esposende.

  • Informamos que, por motivos de execução de trabalhos na rede pública, está previsto um corte de água quarta-feira, dia 24/06/2026.
  • A intervenção está prevista entre as 14h00 e as 18h00.
  • Esta intervenção afetará o normal abastecimento da Rua Narciso Ferreira, Esposende.
  • Pedimos desde já desculpa pelo incómodo causado e prometemos ser breves.

© Esposende Ambiente 2026
© Esposende Ambiente 2026
© Esposende Ambiente 2026
© Esposende Ambiente 2026