Dia Mundial do Habitat | 6 outubro
O Dia Mundial do Habitat é celebrado anualmente na primeira segunda-feira de outubro em todo o mundo, este ano a 6 de outubro. O objetivo do Dia Mundial do Habitat é refletir no estado dos povos, das cidades e dos espaços públicos, para garantir os direitos básicos de uma vivência adequada a todos os homens, tais como o…

O Dia Mundial do Habitat é celebrado anualmente na primeira segunda-feira de outubro em todo o mundo, este ano a 6 de outubro. O objetivo do Dia Mundial do Habitat é refletir no estado dos povos, das cidades e dos espaços públicos, para garantir os direitos básicos de uma vivência adequada a todos os homens, tais como o direito à habitação condigna. Preservar o habitat das futuras gerações e tornar as cidades sustentáveis são preocupações deste dia. Segundo a ONU, dentro de uma geração, dois terços da população mundial serão urbanos, o que resulta no principal desafio urbano do nosso século, afinal, com o crescimento das cidades também surgem várias questões relativas aos efeitos climáticos negativos.
Um número crescente de pessoas é forçado a deixar as suas casas por crises como conflitos, instabilidade política, mudanças climáticas e dificuldades económicas. Um recorde de 122 milhões de pessoas são deslocadas à força e – num mundo cada vez mais urbanizado – a deslocação está-se a tornar num fenômeno urbano. Mais de 60% dos deslocados internos, refugiados e migrantes procuram refúgio nas cidades, pressionando os sistemas locais. Isso está a acelerar o crescimento urbano, ao mesmo tempo em que altera significativamente os territórios; tornando a resposta às crises urbanas e a deslocação urbana um foco oportuno para o Dia Mundial do Habitat de 2025.
Tema de 2025: Resposta à crise urbana
Em 6 de outubro de 2025, a celebração global do Dia Mundial do Habitat é vinculada à resposta à crise urbana . O tema concentra-se em abordar as múltiplas crises que afetam as áreas urbanas – incluindo as climáticas e os conflitos – que contribuem para a desigualdade, e promove ferramentas e abordagens existentes para uma resposta eficaz à crise.
O dia destaca soluções sustentáveis, escaláveis e transformadoras para a deslocação urbana que ajudem a estabilizar as populações, promovendo a prosperidade e fomentando a coesão social para todos. Destaca a importância do planeamento urbano e territorial, da governação urbana inclusiva e do papel dos governos locais em soluções sustentáveis para a deslocação.



