Dia Mundial das Abelhas | 20 maio
O Dia Mundial das Abelhas celebra-se a 20 de maio e este ano pretende destacar o papel vital das abelhas e de outros polinizadores na garantia da segurança alimentar e nutricional global. O nosso mundo seria um lugar muito diferente sem abelhas e outros polinizadores! Estas criaturas incríveis são vitais para a nossa existência e…

O Dia Mundial das Abelhas celebra-se a 20 de maio e este ano pretende destacar o papel vital das abelhas e de outros polinizadores na garantia da segurança alimentar e nutricional global.
O nosso mundo seria um lugar muito diferente sem abelhas e outros polinizadores! Estas criaturas incríveis são vitais para a nossa existência e devemos-lhes muito. Sem polinizadores, a nossa dieta seria muito diferente, assim como nossa agricultura e biodiversidade. Desde 2018, o Dia Mundial das Abelhas tem sido uma data para celebrar esses pequenos milagreiros em todo o mundo.
Em 2025, sob o tema “Abelhas inspiradas pela natureza para nos nutrir a todos”, a celebração do Dia Mundial das Abelhas destaca os papéis vitais das abelhas e outros polinizadores na restauração de ecossistemas, conservação da biodiversidade e segurança alimentar e nutrição.
Porque os polinizadores são importantes?
Quase 90% das espécies de plantas silvestres, que geram flores, dependem da polinização animal. O mesmo ocorre com mais de 75% das culturas alimentares do mundo e 35% das terras agrícolas globais. As abelhas têm um papel fundamental nesse processo, mas estão cada vez mais ameaçadas pelas atividades humanas. É graças às mais de 20.000 espécies de abelhas e a vários outros polinizadores selvagens que podemos produzir a maioria dos alimentos que consumimos. Estes incluem desde borboletas, passando por pássaros e morcegos, até outros heróis anónimos da polinização, como diversas espécies de macacos, roedores, lêmures, esquilos-arborícolas, entre outros. De facto, eles polinizam 87 das 115 principais culturas alimentares do mundo. Além de sua contribuição para a produção agrícola, os polinizadores desempenham um papel importante como indicadores da saúde do ecossistema. A sua presença ou ausência cíclica sinaliza mudanças que afetam todo o ecossistema, por exemplo.
Em Portugal…
A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) aponta duas ameaças às abelhas no país: o clima e os predadores. A vespa asiática é o principal predador da abelha nacional, tendo já se espalhado pelo país. “Um problema gravíssimo para os apicultores e para as pessoas”, diz o presidente da FNAP, Manuel Gonçalves.
Além dos predadores, também o clima desregulado “mexe com as abelhas”. Ainda assim, os apicultores têm mantido as 750 mil colmeias, apesar das oscilações ao longo do ano.
Em Esposende…

Numa estratégia adotada conjuntamente pelo Município de Esposende e empresa municipal Esposende Ambiente, durante a estação da primavera, preservam-se espaços públicos da cidade com prado florido por cortar, no sentido de aumentar a área de alimentação disponível para os insetos polinizadores. Trata-se de uma importante medida, entre outras pequenas ações que têm vindo a ser desenvolvidas, para auxiliar estes insetos tão importantes para a humanidade.
A existência de polinizadores é condição necessária para a existência de espaços verdes e ecossistemas urbanos saudáveis e resilientes, podendo as zonas urbanas constituir um refúgio importante para muitos polinizadores, fornecendo locais de alimentação e reprodução.


