Dia Mundial da Vida Selvagem | 3 março
O valor incalculável da vida selvagem As pessoas em todo o lado dependem da vida selvagem e dos recursos baseados na biodiversidade para satisfazer as suas necessidades – desde alimentos a combustível, medicamentos, habitação e vestuário. Para que possamos aproveitar os benefícios e a beleza que a natureza nos traz a nós e ao nosso…

O valor incalculável da vida selvagem
As pessoas em todo o lado dependem da vida selvagem e dos recursos baseados na biodiversidade para satisfazer as suas necessidades – desde alimentos a combustível, medicamentos, habitação e vestuário. Para que possamos aproveitar os benefícios e a beleza que a natureza nos traz a nós e ao nosso planeta, são várias as pessoas que têm trabalhado em conjunto para garantir que os ecossistemas são capazes de prosperar e que as espécies vegetais e animais são capazes de existir para as gerações futuras.
O Dia Mundial da Vida Selvagem é uma oportunidade para celebrar as muitas formas belas e variadas de fauna e flora selvagens, para aumentar a consciencialização sobre os seus muitos benefícios e para nos lembrar da necessidade urgente de intensificar a luta contra os crimes e a vida selvagem e a redução de espécies induzida pelo homem, que têm amplos impactos económicos, ambientais e sociais.
Este 2025, o tema do dia internacional celebrado a 3 de março é: “Financiamento para a Conservação da Vida Selvagem: Investir nas Pessoas e no Planeta”, explora como podemos trabalhar em conjunto para tornar os nossos atuais — e insuficientes — fluxos financeiros mais eficazes e sustentáveis para construir um futuro resiliente para as pessoas e para o planeta. Com mais de 1 milhão de espécies estimadas como ameaçadas e enfrentando a intensificação da tripla crise planetária, o financiamento inovador para a conservação da vida selvagem é mais urgente do que nunca.
Sabia que…
- 50.000 espécies selvagens satisfazem as necessidades de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo?
- Mais de metade do PIB mundial depende da natureza, fazendo da perda de biodiversidade uma ameaça significativa à estabilidade financeira?
- Embora sejam investidos anualmente 137,5 mil milhões de € na conservação da biodiversidade, isto fica aquém dos 792 mil milhões de € estimados necessários a cada ano?


