Publicado a 22 de Setembro, 2021
Voltar

Dia Europeu Sem Carros – 22 de setembro

O Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de setembro. A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.…

dia europeu sem carros

O Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de setembro.

A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.

Esta data surgiu em França em 1998 e foi adotada pela União Europeia no ano de 2000. Outros objetivos desta data passam por:

  • Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
  • Consciencializar os cidadãos para os efeitos que, a escolha do meio de transporte, terá na qualidade do ambiente;
  • Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;
  • Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

O tema da Semana Europeia da Mobilidade 2021 é “Seguro e saudável com mobilidade sustentável”:

Enquanto o projeto E-Move, um conjunto de ações que visam fomentar a promoção da mobilidade sustentável no concelho, continua em marcha, promovido pela Esposende Ambiente em parceria com a Esposende 2000, o Município de Esposende encontra-se também alinhado com o comprometimento nacional para atingir a neutralidade carbónica no ano de 2050, tendo lançado concurso para a instalação de carregadores de viaturas elétricas, como forma de incentivo à utilização deste novo tipo de viatura.

Informações extra:
E-MOVE
GUIA DE ECO-CONDUÇÃO
NOTÍCIA DO MUNICÍPIO DE ESPOSENDE SOBRE POSTOS DE CARREGAMENTO
SITE DA SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Aviso de interrupção no abastecimento de água, nas freguesias de Antas, de Belinho e de Mar.

Dia  05/03/2026 (quinta-feira), entre a 00h30m e as 01h30m, por motivos de execução de trabalhos noturnos na rede pública no subsistema das Águas do Norte.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado

© Esposende Ambiente 2026
© Esposende Ambiente 2026
© Esposende Ambiente 2026
© Esposende Ambiente 2026