Concurso de Montras Ecológicas celebra criatividade e sustentabilidade do comércio tradicional de Esposende
A empresa municipal Esposende Ambiente e a Resulima - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. associaram-se à ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende na realização de um Concurso de Montras Ecológicas alusivas à Páscoa. A iniciativa teve como objetivos dinamizar o comércio tradicional/local, promover comportamentos sustentáveis, fomentar a reutilização e…
A empresa municipal Esposende Ambiente e a Resulima – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. associaram-se à ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende na realização de um Concurso de Montras Ecológicas alusivas à Páscoa.
A iniciativa teve como objetivos dinamizar o comércio tradicional/local, promover comportamentos sustentáveis, fomentar a reutilização e separação seletiva de resíduos e desenvolver a criatividade dos participantes.
As montras a concurso foram avaliadas
por um júri com base em diversos critérios, desde logo a pertinência e adequação ao tema, respeitando o espírito e a simbologia da celebração pascal. Foram avaliadas também a organização e layout da montra (composição visual, equilíbrio dos elementos, legibilidade e harmonia do espaço), a tipologia dos materiais utilizados (valorização do uso consciente de desperdícios, resíduos, materiais usados/reciclados e/ou naturais), a decoração e aspeto geral (impacto visual, cuidado com os detalhes e capacidade de atrair a atenção do público), e a criatividade (originalidade, inovação e distinção em relação às demais participações).
A montra vencedora foi a da loja “Costurando Sonhos”, de Marinhas, em segundo lugar ficou a do “Às do Saber – Centro de Estudos”, de Esposende, e, em terceiro, a da “Escola de Costura Rosalmeida”, também de Esposende, que receberão prémios monetários no valor de 300, 200 e 100 euros, respetivamente.
A entrega dos prémios teve lugar na sede da ACICE, na presença de Paulo Marques, Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, António Amaro Areias, Presidente da Direção da ACICE, e Miguel Ferreira, Administrador-Delegado da Resulima. Atendendo à adesão e acolhimento da iniciativa, os promotores anunciaram a intenção de realizar nova edição na Páscoa de 2026, sublinhando a sua relevância não só na promoção de práticas de consumo consciente e preservação ambiental, mas também na valorização do comércio local e do turismo do concelho.
Esta ação está alinhada com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, ODS 13 – Ação Climática, ODS 4 – Educação de Qualidade (através da promoção de educação ambiental e criatividade), ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico (valorização do comércio local), e ao ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.
1º Classificado – “Costurando Sonhos”
2º Classificado – “Às do Saber – Centro de Estudos”
3º Classificado – “Escola de Costura Rosalmeida”