Espaços exteriores

A diversidade dos espaços exteriores do Centro de Educação Ambiental convida a um passeio demorado para descoberta e usufruto dos vários ambientes e da natureza.

Da autoria do artista plástico Tiago Hacke e tendo a arriba fóssil como pano de fundo, esta pintura representa uma pequena parte da biodiversidade que ocorre no território de Esposende e tem como objetivo divulgar os valores biológicos e paisagísticos do concelho.

Mural da biodiversidade

Ao longo deste pequeno percurso é possível observar diversas espécies florestais autóctones como azevinhos, sobreiros, loureiros, carvalhos, medronheiros e amieiros, tornando este espaço uma pequena amostra da floresta autóctone portuguesa.
Inseridas no Trilho estão também presentes várias espécies aromáticas e medicinais. Ao longo do percurso o visitante é atraído pelo aroma e pelo colorido de várias espécies de alfazema, alecrim, tomilho, erva-príncipe, limonete, santolina, orégãos, entre outras.

Na zona norte do Centro de Educação Ambiental, mais concretamente junto ao Trilho da Biodiversidade, está localizado o Parque de Merendas.
Este espaço possui uma zona de prado, de fruição livre, onde o visitante do Centro poderá gozar de alguns momentos de descanso ou, se pretender, realizar um piquenique.

Nos espaços afetos ao horto municipal é assegurada a propagação e multiplicação de plantas, com vista ao apoio à manutenção dos espaços verdes concelhios. Os canteiros-mãe, a estufa e o cantinho da compostagem são alguns dos espaços que compõem o Horto e que podem ser visitados.

Esposende Ambiente

A Esposende Ambiente é a empresa municipal responsável pela gestão ambiental do concelho, promovendo a sustentabilidade e a qualidade de vida da comunidade.

© Esposende Ambiente 2025
© Esposende Ambiente 2025
© Esposende Ambiente 2025
© Esposende Ambiente 2025