Campanha “Claro como Água”
Com o objetivo de fomentar o consumo da água da torneira, a Esposende Ambiente desenvolveu, durante o mês de novembro, uma campanha de sensibilização destinada à comunidade escolar, aos cidadãos e empresas de todo o concelho e visitantes.
A operação “Claro como Água – Projeto de Sensibilização para o Consumo de Água da Rede em E
sposende”, promovida pela empresa municipal Esposende Ambiente e cofinanciada pelo Fundo Ambiental, pretendeu destacar os benefícios ambientais e económicos do consumo da água da torneira, incentivando os esposendenses a adotarem práticas mais responsáveis e sustentáveis no dia-a-dia.
No passado dia 30 de novembro, no Centro de Educação Ambiental de Esposende, teve lugar a entrega de prémios aos vencedores das iniciativas Concurso de Poesia “Se a água fosse um poema”, Concurso de Ideias “Eu bebo água da torneira porque..” e Desafio “Claro como Água”, sessão que contou também com a presença de alguns parceiros, como o Município de Esposende, a ACICE e a BIORUMO.
No que diz respeito ao concurso de poesia, estiveram a concurso quase 70 poemas de alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade. O júri, composto por representantes da Esposende Ambiente, do Município de Esposende e da Biorumo, distinguiu, de acordo com os critérios do regulamento, dez poemas, nomeadamente, da autoria de Matilde Vale, do 4.º ano da EB de Fonte Boa; Jorge Lopes, do 3.º ano da EB de Goios; Leonor Ribeiro, do 3.º ano da EB do Facho; Margarida Martins, do 4.º ano da EB de Apúlia; Kevin Nunes, do 3.º ano da EB de Goios; Santiago Miranda, do 4.º ano da EB de Fonte Boa; Lourenço Lopes, do 3.º ano da EB de Esposende; Ricardo Bouça Nova, do 3.º ano da EB de Fonte Boa; Luís Fernandes, do 3.º ano da EB de Goios; e de Miguel Duarte, do 3.º ano da EB de Fonte Boa. Todos receberam um cheque-oferta no valor de 30 euros, para despender no comércio local de Esposende.
Já no concurso de ideias “Eu bebo água da torneira porque…”, foi selecionado um vídeo por categoria. No setor “Empresas” foi distinguido o Apúlia Surf School, com a produção "No surf bebemos água da companhia”. A turma do 6.º C da Escola Básica António Correia de Oliveira foi a vencedora na categoria “Escolas”, com o vídeo "Eu bebo água porque...". Já na área “Munícipes”, a vencedora foi Bárbara Carvalho Calheiros, com o vídeo "Porquê beber água da torneira?”. Estes vídeos podem ser visualizados em https://www.esposendeambiente.pt/index.php/9-pages/1315-projeto-claro-como-agua.html. Os vencedores receberam um cheque-oferta no valor de 200 euros, para usar no comércio local.
Por fim, no Desafio “Claro como Água” as turmas do 2.º e 3.º Ciclos de cada estabelecimento de ensino concelhio que conseguirem concluir o jogo com menor pegada hídrica foram o 6.º B da EB António Correia de Oliveira, o 5.º I da EB de Apúlia, o 9.º A da Escola Profissional de Esposende, o 5.º C da EB António Rodrigues de Sampaio e o 6.º A da EB de Forjães. Os alunos das turmas vencedoras recebem entradas gratuitas para o Pavilhão da Água, no Porto.
Ainda no âmbito da campanha “Claro como Água”, está a ser desenvolvida, com a colaboração da ACICE – Associação Comercial, Industrial do Concelho de Esposende, a iniciativa “Selo Exemplar de Consumo de Água da Torneira”, que inclui, entre outras ações, a oferta de garrafas de vidro personalizadas para disponibilização de água da rede pública aos clientes dos estabelecimentos de cafetaria, restauração e hotelaria aderentes.
Para além destas iniciativas dirigidas a públicos-alvo específicos, este projeto inclui ainda uma alargada e diversificada campanha de sensibilização e comunicação, que abrange um mural temático no canal Intercetor de Esposende, um Roteiro pelos Fontanários do concelho e inclui, entre outros materiais, outdoors, mupis e publicações nas redes sociais com a imagem dos atletas olímpicos esposendenses João Ribeiro e Teresa Portela. O Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, realça que “os nossos atletas olímpicos são uma referência para a nossa comunidade, em especial para os jovens, por isso nada melhor do que o seu exemplo para incentivar ao consumo de água da torneira”. Paulo Marques sublinha, ainda, que “é importante que a população saiba que a água da torneira é segura, tem elevada qualidade e é económica e ambientalmente sustentável, permitindo a redução do consumo de plástico”.
Esta campanha e toda a estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pela Esposende Ambiente entronca nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a “Água Potável e Saneamento” e “Proteger a Vida Marinha”.