CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento On-line

Comunicar, divulgar e sensibilizar para as alterações climáticas

As alterações climáticas são das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade. O impacto das atividades humanas no clima da Terra, nomeadamente a queima de combustíveis fósseis, o abate de florestas e a pecuária, é cada vez maior.

Sendo a água um dos recursos naturais mais afetados pelas alterações climáticas, é essencial apostar numa gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos e na prevenção de situações de escassez.

O projeto E- Ribeiras, financiado pelo POSEUR através da medida “Apoio ao Investimento para a Adaptação às Alterações Climáticas”, abordou a importância da valorização e da recuperação dos sistemas ribeirinhos num contexto de alterações climáticas e teve como propósito sensibilizar a população em geral sobre riscos associados às alterações climáticas e dotar os cidadãos da sensibilidade e conhecimentos básicos necessários para uma mais adequada compreensão dos processos inerentes à gestão sustentável das linhas de água.

 

Projeto Educativo E-Ribeiras

Tendo como objetivo atuar ao nível das perceções, atitudes e comportamentos dos mais jovens face à importância da conservação das linhas de água e ao problema das alterações climáticas, o projeto educativo do E-Ribeiras incluiu o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas educativas dedicadas às alterações climáticas dirigidas a todos os grupos da sociedade local, com especial destaque para a comunidade educativa, nomeadamente uma peça de teatro, um jogo pedagógico, uma exposição itinerante, um cadernos de campo e vídeos.

 

Caderno de Campo” À descoberta dos Ecossistemas Ribeirinhos de Esposende”  - Download

Esta publicação foi concebida e estruturada de modo a poder ser utilizada em formato de guia de campo, de modo a que os mais jovens, de forma autónoma, em contexto familiar ou escolar, possam usufruir dos espaços ribeirinhos existentes no concelho e aproveitar estes momentos em contacto com a natureza para observar o meio envolvente e conhecer um pouco mais a fauna e flora presentes junto às linhas de água.

 

Vídeos E-Ribeiras

No âmbito do projeto foram produzidos três pequenos filmes que aliaram técnicas do whiteboard e da animação, com o objetivo de dar a conhecer os benefícios ambientais e económicos decorrentes de uma adequada gestão das linhas de água, a relação entre o estado geral de uma linha de água e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas e a importância da biodiversidade ribeirinha.

Plano de Comunicação E-Ribeiras

As ações previstas no Plano de Comunicação do projeto E-Ribeiras tiveram como objetivo sensibilizar a para a importância dos pequenos cursos de água na gestão dos efeitos adversos associados aos episódios de cheias e promover o comprometimento da população com a gestão integrada e sustentável das ribeiras.

 

Flyers E-Ribeiras

Flyer A  -  Download
Flyer B  -  Download

Folheto Informativo “E-Ribeiras – Divulgar e sensibilizar para as Alterações Climáticas”

Folheto I  -  Download

Outdoors

Outdoor I   -  Download
Outdoor II e III  -  Download

Páginas publicitárias

Página I   -  Download
Página II   -  Download

Painéis Informativos E-Ribeiras

Painel I   -  Download
Painel II   -  Download
Painel III   -  Download
Painel IV   -  Download
Painel V   -  Download


Plano de contingência COVID-19
   
Atendimento
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
CEA
em blogue
imagemPortlet copy.png
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Leituras
Leituras
   
Qualidade da água
   
E-MOVE
   
Praias
   
Faturação
Eletrónica
   
SUMAKids
   
Resp.
Social
Empresarial
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras