CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães voltam a ostentar o galardão Bandeira Azul para a época balnear 2022, que decorre entre 10 de junho e 11 de setembro, merecendo novamente esta distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A atribuição do galardão Bandeira Azul às quatro praias de Esposende representa a confirmação do cumprimento dos critérios de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos e de informação e educação ambiental.

Esposende reúne os requisitos que permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade, reforçando a condição de destino balnear de excelência. Refira-se que as praias de Apúlia e Cepães figuram entre as praias que, em Portugal, estão preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada, sendo, por isso, Praias Acessíveis. Confirmando que Esposende se mantém como um excelente destino balnear, a Quercus classificou com “Qualidade de Ouro” cinco praias do concelho, designadamente Ramalha, Apúlia, Ofir, Suave Mar e Rio de Moinhos. Destaque ainda para a obtenção de classificação “Praia Zero Poluição”, para as praias de Suave Mar e Ofir, em virtude de nestas praias não ter sido detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

Associando-se ao investimento na qualidade e limpeza das praias, o Município de Esposende tem promovido o reforço da vigilância e salvamento marítimo através de meios humanos e técnicos, com colocação de boias de salvamento que permitem, em casos de pré-afogamento, que qualquer pessoa possa socorrer a vítima.

Simultaneamente, o Centro de Educação Ambiental (CEA) foi considerado como Centro Azul, pelo terceiro ano consecutivo. Os Centros Azuis, estrutura onde se prestam informações e se realizam atividades de Educação Ambiental, com um programa, e deve estar situado junto a uma zona balnear ou num local de fácil acesso para os banhistas.

Em 2022, o Programa Bandeira Azul continua a trabalhar a “Recuperação de Ecossistemas”, uma vez que este tema não se esgota num ano e porque as entidades parceiras estão alinhadas com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

Como nota final, informa-se que os resultados das análises à qualidade das águas balneares poderão ser consultados através do sítio da internet da Agência Portuguesa do Ambiente

Para mais informações sobre as praias do concelho de Esposende, bem como sobre os Programas Bandeira Azul e Praia Acessível, consulte os links abaixo.

 

       
Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras