O Dia Mundial do Ambiente celebra-se a 5 de junho.
É um evento anual que teve início em 1972, cujo principal objetivo é alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.
Este ano o tema é: #GeraçãoRestauração
A humanidade depende dos solos. No entanto, em todo o mundo, um cocktail tóxico de poluição, caos climático e dizimação da biodiversidade está a transformar terras saudáveis em desertos e ecossistemas prósperos em zonas mortas. Estão a aniquilar florestas e prados e a minar a força dos solos para sustentar ecossistemas, agricultura e comunidades.
Isto significa colheitas que falham, fontes de água que desaparecem, economias enfraquecidas e comunidades em perigo – sendo os mais pobres os mais afetados. O desenvolvimento sustentável está a ser afetado. E estamos presos num ciclo mortal – o uso da terra é responsável por onze por cento das emissões de dióxido de carbono que aquecem o nosso planeta. É hora de nos libertarmos.
Não podemos voltar atrás no tempo, mas podemos cultivar florestas, revitalizar fontes de água e recuperar os solos. Somos a geração que pode fazer as pazes com a terra.