CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

À semelhança de anos anteriores, Esposende vai aderir à Hora do Planeta, que ocorre no próximo sábado, dia 23 de março, entre as 20h30 e as 21h30.

Neste sentido, durante esse período, serão desligadas as luzes de diversos edifícios e equipamentos, nomeadamente dos Paços do Concelho, sede da Esposende Ambiente, Biblioteca Municipal, Museu Municipal, Arquivo Municipal, Casa da Juventude, Centro Interpretativo de S. Lourenço, Centro de Educação Ambiental e do passadiço na zona ribeirinha de Esposende.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF, que começou em 2007, em Sidney, na Austrália, com indivíduos de todo o mundo a apagar as suas luzes para mostrar apoio simbólico ao planeta e para aumentar a consciencialização sobre as questões ambientais que o afetam.

Atualmente, as crises climáticas e naturais colocam em risco o destino do planeta e do futuro da humanidade. O aumento global de temperatura merece cada vez maior preocupação e a natureza também está sob grave ameaça, enfrentando taxas de perda alarmantes e sem precedentes em todo o mundo.

Perante este cenário, os indivíduos, as comunidades, as empresas e os governos devem intensificar urgentemente os seus esforços para proteger e restaurar o nosso planeta.

No que diz respeito a Esposende, em 2024, será dado especial destaque ao impacto ambiental do desperdício alimentar. Assim, e no âmbito da iniciativa “Março Sabores de Mar”, o Município promove a campanha “Leva-me contigo” que sensibiliza para a questão do desperdício alimentar ao nível da restauração. Além de incentivar os clientes a consumirem na restauração concelhia, a iniciativa apela a que levem consigo as sobras das refeições, em embalagens “educativas” criadas com vista à sensibilização dos cidadãos para a urgência do combate ao desperdício alimentar.

Considerando que, mais do que um apagar das luzes, a Hora do Planeta é um compromisso para unir e proteger o Planeta, os munícipes são também desafiados a aderirem à iniciativa, apagando as luzes durante este período, sendo que, para participar, basta registar-se em http://www.wwf.pt vê mais em https://horadoplaneta.pt/

Através da adesão a esta campanha e consequente mobilização da comunidade para estas causas, o Município e a Esposende Ambiente expressam o seu empenho no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, concretamente no que concerne aos ODS 6 – Água Potável e Saneamento, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, 13 – Ação Climática, 15 – Proteger a Vida Terrestre e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
CoGestão do PNLN
   
Biorresíduos
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
Recrutamento
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras