A Esposende Ambiente foi, uma vez mais, distinguida com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.
A entrega da distinção teve lugar no dia 27 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, no decurso do ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, iniciativa organizada pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.
A certificação foi entregue pela Presidente do Conselho de Administração, Vera Eiró, ao Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, que refere que “este prémio comprova a excelência da qualidade da água que é distribuída pela empresa, cujos resultados analíticos podem ser consultados no portal oficial da Esposende Ambiente”, acrescentando que “os excelentes resultados são fruto de um grande trabalho e dedicação de toda a equipa”.
“Este galardão irá, certamente, constituir um incentivo para todas as partes interessadas, nomeadamente para os cidadãos, para que continuem a confiar no serviço prestado pela Esposende Ambiente”, vinca Paulo Marques, lembrando que a adesão à rede pública de abastecimento de água e saneamento é gratuita quando esta esteja disponível até 20 metros lineares, contados a partir do limite das propriedades particulares.
Tendo subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, a Esposende Ambiente mantém a estratégia proporcionar o acesso universal à água potável segura e acessível para toda a população.
A ERSAR é a autoridade competente que atesta a qualidade da água destinada ao consumo humano, atribuindo anualmente os Selos de Qualidade da Água, com o objetivo de destacar desempenhos de referência na prestação de serviços das entidades gestoras, em diferentes categorias na vertente da água. As distinções, que são atribuídas a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água e que obtiveram um bom desempenho no ano de 2023, têm como objetivo servir de estímulo à melhoria contínua dos serviços prestados, promovendo a sua excelência.
Para a atribuição de cada Selo, tal como definido no Regulamento “Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos", o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos vários ciclos de regulação. Seguiu-se uma avaliação qualitativa, tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.