CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

No ano de 2022, a recolha seletiva de resíduos nos ecopontos do concelho de Esposende elevou-se a cerca de 1.822,90 toneladas. Destes resíduos, cuja recolha é efetuada pela Resulima, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos do Vale do Lima e do Baixo Cávado, 1.023,94 toneladas são da fileira de vidro, 361,57 toneladas de embalagens de plástico e metal e 437,39 toneladas de papel/cartão.

Atualmente, existem no concelho cerca de 285 ecopontos disponíveis para a recolha seletiva de resíduos, traduzindo-se num rácio de disponibilidade de um ecoponto para cada 123 habitantes.

Relativamente ao circuito de recolha dedicada ao comércio e serviços operado pela Resulima, em 2022 foram recolhidas cerca de 182,02 toneladas de resíduos para reciclagem, através do circuito de recolha implementado junto dos produtores comerciais e industriais, com 139,98 toneladas de papel/cartão recolhidas, às quais se juntam ainda cerca de 41,40 toneladas de plásticos e 0,64 toneladas de vidro.

No âmbito do projeto de recolha seletiva de biorresíduos junto de grandes produtores (restaurantes, cantinas, IPSS), foram recolhidas, no ano passado, 326,41 toneladas de biorresiduos orgânicos, que foram encaminhados para valorização orgânica, resultando em composto para utilização na agricultura.

Tendo-se assinalado ontem, 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem, instituído pela UNESCO com o intuito de sensibilizar para a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos, a Esposende Ambiente relembra a importância de despertar na sociedade para a necessidade de refletir sobre as questões ambientais e sobre o consumismo. Neste sentido, a empresa municipal solicita a colaboração de toda a população no acondicionamento e gestão adequada dos seus resíduos, apelando à separação seletiva dos resíduos e devido encaminhamento para os ecopontos sempre que possível. Através do seu gesto, as pessoas estarão a contribuir para um concelho mais sustentável, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
CoGestão do PNLN
   
Biorresíduos
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
Recrutamento
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras