Na época balnear 2023, Esposende vai ostentar o galardão “Qualidade de Ouro” em seis praias do concelho.
Confirmando, mais uma vez, que o território concelhio se mantém como um excelente destino balnear, a associação ambientalista Quercus atribuiu esta distinção às praias de Cepães, Rio de Moinhos, Suave Mar, Ofir, Apúlia e Ramalha.
Não obstante este ano ter diminuído o número de praias (costeiras e de transição) classificadas com este selo de qualidade, Esposende continua a manter seis praias “Qualidade de Ouro”, para além de, nesta época balnear, voltar a ostentar a “Bandeira Azul” nas praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia.
O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.
A avaliação da Quercus é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da “Bandeira Azul”, dado que se baseia apenas na qualidade da água das praias. É, contudo, mais exigente neste aspeto específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura. Este ano, a Quercus classificou 393 praias portuguesas como tendo “Qualidade de Ouro”, menos 47 do que na época balnear anterior.
Esposende continua a apresentar, sistematicamente, água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, oferecendo, assim, uma maior fiabilidade e contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.