CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

Como forma de assinalar o Dia Nacional da Água, efeméride que se comemora anualmente a 1 de outubro e que corresponde ao início de um novo ano hidrológico, a Esposende Ambiente e a Águas do Norte, empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, desafiaram a comunidade educativa local a participar em várias iniciativas dedicadas aos recursos hídricos e à importância das zonas húmidas para a biodiversidade.

Com este propósito decorreu, na manhã de ontem, 3 de outubro, na envolvência da Estação Elevatória de Águas Residuais, localizada em Cepães, Marinhas, junto ao Canal Intercetor de Esposende, um conjunto de atividades, que contaram com a participação de quase duas centenas de alunos e professores de quatro escolas do concelho.

Para além de jogos lúdico-educativos, promovidos pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende e pela Águas do Norte, os alunos e professores puderam observar alguma da biodiversidade que ocorre no Canal Intercetor e espaço praia, com particular relevância para as aves, atividade que foi promovida pelo Parque Natural do Litoral Norte (PNLN).

Outra das atividades propostas aos alunos foi a pintura da Estação Elevatória. Esta atividade esteve sob orientação do artista plástico Tiago Hacke, responsável pela criação da pintura mural que será reproduzida nas paredes da Estação Elevatória de Cepães e que terá como principal finalidade dar a conhecer parte da biodiversidade associada aos ambientes aquáticos, nomeadamente do Canal Intercetor de Esposende. A utilização de estruturas presentes no território como instrumentos de comunicação ambiental, resulta de uma parceria entre a Esposende Ambiente e a Águas do Norte, e tem como principal estratégia educar e sensibilizar os munícipes e visitantes para os valores naturais e culturais concelhios.

Para assinalar a data estiveram presentes na sessão a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, e Fernanda Lacerda e Cristiana Barbosa, membros do Conselho de Administração da Águas do Norte.

O Dia Nacional da Água é celebrado em Portugal desde 1983 e é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível nacional. A água é um recurso vital, cada vez mais escasso, estratégico e estruturante, sendo, por isso, fundamental que a sua utilização seja realizada por princípios de sustentabilidade e eficiência. O grande desafio deste século é a gestão da água num cenário de alterações climáticas, com repercussões a diferentes níveis, nomeadamente ao nível da biodiversidade sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.

A comemoração desta efeméride enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, compromisso assumido pelo Município de Esposende, pela Esposende Ambiente e pela Águas do Norte.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras