Na próxima época balnear, Esposende vai voltar a hastear a Bandeira Azul em quatro praias do concelho, nomeadamente em Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia.
Estas praias fazem parte da lista divulgada ontem pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), mantendo, assim, a distinção de anos anteriores, que comprova a qualidade destas zonas balneares. A atribuição do galardão Bandeira Azul representa a confirmação do cumprimento dos critérios de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos, assim como de informação e educação ambiental.
Esposende reúne os requisitos que permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade, reforçando a condição de destino balnear de excelência. Esposende destaca-se, ainda, por ter sido dos municípios pioneiros em criar duas praias destinadas a acolher animais de companhia.
Associando-se ao investimento na qualidade e limpeza das praias, o Município de Esposende tem promovido o reforço da vigilância e salvamento marítimo através de meios humanos e técnicos, com colocação de boias de salvamento que permitem, em casos de pré-afogamento, que qualquer pessoa possa socorrer a vítima. Esta postura enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, que o Município verteu para o seu plano de ação.
De acordo com a Associação Bandeira Azul da Europa, este ano há 393 Praias, 18 Marinas e 20 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional, num total de 431 galardões, mais 32 do que no ano passado. Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais 2 marinas e mais 9 embarcações de ecoturismo.