CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

Nos próximos dias 1 e 2 de abril, sexta-feira e sábado, Esposende vai mobilizar-se numa grande ação de voluntariado ambiental, que inclui ações de limpeza de praias e zonas ribeirinhas do concelho. Entre outros objetivos, pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, procurando reduzir o impacto de plásticos descartáveis no ambiente marinho.

Para além da Câmara Municipal, da Esposende Ambiente e da Associação Rio Neiva, respetivamente, promotor e parceiros do projeto E-Redes, estarão envolvidas na ação prevista para dia 1, escolas e alguns voluntários, a título individual.

Já no dia 2 de abril, sábado, a ação contará com a colaboração e participação de várias entidades e organizações concelhias, para além de vários particulares. Os interessados em participar nesta ação poderão ainda inscrever-se no site da Esposende Ambiente em: https://www.esposendeambiente.pt/index.php/160-noticias-2022/1149-acao-de-limpeza-praias-e-zonas-ribeirinhas.html, optando por comparecer, entre as 9h00 e as 9h30, em qualquer um dos pontos de encontro, nomeadamente na Foz do Neiva, em Antas, nos parques de estacionamento das praias de Cepães - Marinhas, Suave Mar Sul, Ofir - Fão, do Clube Náutico de Fão, no cais do Caldeirão, em Fão, e no parque de estacionamento junto ao parque de jogos da Praia de Apúlia.

Esta ação de voluntariado ambiental enquadra-se no âmbito do projeto E-Redes, aprovado ao abrigo do Aviso para Apresentação de Candidaturas Small Grants Scheme #1 – Projetos para a prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho, e no programa da Bandeira Azul para 2022. Conta ainda com a parceria do Parque Natural do Litoral Norte, Junta de Freguesia de Antas, União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, União de Freguesias de Apúlia e Fão, Estação Náutica de Esposende, ACICE - Associação Comercial e Industrial de Esposende, Agrupamento de Escuteiros de Marinhas e de Esposende, escolas de surf e kitesurf do concelho (Onda Magna, Element Fish, GKS Clube, Salt Flow e Esposende Surf Team), Associação Assobio, Associação Cívica Mais Esposende, Associação Rio Terra e Mar, Associação de Trabalhadores do Município (ADCRSME), Futebol Clube das Marinhas e Escola Profissional de Esposende.

Por esta via, o Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 13 – Ação Climática, ODS14 – Proteger a Vida Marinha, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade. Mais informações disponíveis nas páginas eletrónicas e redes sociais dos parceiros envolvidos.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras