Com o objetivo de sensibilizar os seus colaboradores do género masculino para a importância da prevenção do cancro da próstata, a empresa municipal Esposende Ambiente promoveu no Dia Internacional do Homem, que se assinala a 19 de novembro, uma ação de sensibilização sobre esta temática.
A Esposende Ambiente associou-se, assim, à campanha de consciencialização para a saúde do homem “novembro azul”, dirigida para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata, o mais frequente entre os homens, seguido do cancro do colorretal e dos pulmões, estimando-se que, em 2020, tenham surgido 6.759 novos casos de cancro na próstata.
Nesta sessão, foi caracterizada a doença, identificados os fatores associados a um maior risco de a contrair, bem como abordados os meios de diagnóstico disponíveis e as terapêuticas usadas, reforçando-se permanentemente a importância do seu diagnóstico precoce.
Através desta iniciativa a Esposende Ambiente contribuiu para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 3 – Saúde de Qualidade, ao sensibilizar os seus colaboradores para um problema de saúde premente, e o ODS 5 – Igualdade de Género, ao trazer de novo a atenção para as diferenças entre homens e mulheres e a necessidade de se complementarem.
De referir que Portugal é um dos 70 países que adere, atualmente, à comemoração do Dia Internacional do Homem, no sentido de alertar para a sua saúde, a relação entre géneros e a promoção da igualdade entre géneros, ao destacar o seu papel positivo no apoio cada vez maior ao sexo feminino, dado o seu crescente papel na sociedade.