CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

Uma floresta autóctone é uma floresta com árvores originárias de uma determinada região. Isto quer dizer que essas árvores não foram introduzidas pelo Homem, apareceram naturalmente durante o desenvolvimento destes ecossistemas.

No Dia da Floresta Autóctone, assinalado a 23 de novembro, realça-se a importância da floresta natural autóctone, sendo relevante não apenas ao nível ambiental e ecológico, mas também do ponto de vista económico e social.

Sabia que cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal? Isto representa uma mais-valia efetiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), proteção do solo e manutenção do regime hídrico.

Importância das Florestas Autóctones

  • As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, incêndios, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas;
  • Ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens, a diversidade dos recursos genéticos, regulam o ciclo hidrológico e a qualidade da água, formam solo e proporcionam bens importantes para o Homem (madeira, cortiça, frutos silvestres, plantas medicinais e aromáticas, cogumelos, mel, pastoreio, caça, etc);
  • As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema. São importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais autóctones, muitas delas também em vias de extinção.

Destacamos duas espécies autóctones portuguesas bem reconhecidas…

Carvalho (Quercus robur) – O seu fruto é a bolota e a madeira é muito apreciada, sobretudo em mobiliário e cascos para o envelhecimento de vinhos, como o Vinho do Porto. Longevidade: 1500 anos.

Sobreiro (Quercus suber) – O seu fruto é a bolota e o seu principal uso é a cortiça. Portugal é o maior exportador mundial de cortiça. Longevidade: 150 a 200 anos.

 

No dia de hoje serão divulgados os trabalhos dos alunos que participaram no desafio #7 que lançamos para este dia e que resultou em várias ilustrações de mamíferos autóctones, que necessitam que preservemos a floresta, mantendo o seu habitat.

O Município de Esposende e o Centro de Educação Ambiental irão comemorar o Dia da Floresta Autóctone através da promoção de um conjunto de atividades que terão lugar durante uma semana. Oferta de árvores autóctones e/ou plantas aromáticas à comunidade educativa, “Os Sapadores vão à Escola!”, visita às árvores notáveis do concelho, Webinar Hoje é dia de: Produção Caseira de Cogumelos, serão algumas das atividades a acontecer ao longo da semana.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
Substituição de contadores de Água
Leituras
   
Biorresíduos
   
Claro como Água
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
Recrutamento
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Atividades Bandeira Azul
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras
   
CoGestão do PNLN