CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento Online

O Dia Nacional da Água celebra-se no dia 1 de outubro e é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível nacional. A gestão da água tem impacto em variados setores, desde a saúde à alimentação, da energia à indústria, etc., sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.

A água é indispensável ao Homem que a utiliza para vários fins: consumo humano (beber, cozinhar, higiene, limpezas domésticas, etc), rega, atividade industrial, produção de energia elétrica, atividades recreativas e desportivas, entre outras. Infelizmente a água não é um bem inesgotável e usamos mais do que realmente precisamos, originando desperdício. Cabe a cada um de nós proteger os recursos hídricos. Começa já hoje a fazer a tua parte: não desperdices água!

Algumas DICAS…

  • Toma banhos rápidos de duche e não de banheira;
  • Utiliza a máquina da loiça, e máquina da roupa apenas quando estiverem cheias;
  • Verifica periodicamente as torneiras e canos para garantir que não há fugas de água;
  • Se possível, recolhe a água da chuva e reutiliza-a;
  • Enquanto esperas que a água aqueça, podes encher um balde, para depois reutilizá-la a regar as plantas por exemplo.

Testa os teus conhecimentos sobre a água:

SABIAS QUE…

– A monitorização da qualidade da água em Esposende é realizada semanalmente, com a recolha de amostras de água na torneira dos consumidores distribuídos ao longo da rede de distribuição de água, para caraterização analítica em laboratório externo, de acordo com o Programa de Controlo da Qualidade da Água? Até ao final de 2021 vão ser monitorizados 108 pontos de amostragem, distribuídos pelas 9 freguesias do concelho.

– Além do controlo analítico realizado no âmbito do Programa de Controlo de Qualidade da Água, a Esposende Ambiente implementa, diariamente, um Programa de Controlo Operacional? Este inclui o controlo da concentração de cloro residual livre e variação das pressões ao longo de toda a rede de distribuição de água, a monitorização da qualidade da água nos pontos de entrega de água da entidade gestora “em alta”, Águas do Norte, a monitorização da qualidade da água da rede de distribuição em pontos considerados críticos (por se tratarem de fins de rede ou zonas de baixos consumos), procedimentos de avaliação, deteção e resolução de perdas de água, procedimentos de manutenção e inspeção da rede.

– Seguindo uma nova abordagem de gestão da qualidade da água para consumo humano, sustentada numa avaliação de riscos e sua gestão, a Esposende Ambiente implementa um Plano de Segurança da Água no sistema de abastecimento de água, desde o ponto de entrega de água, pela entidade gestora “em alta”, até à torneira do consumidor? Este plano integra não só os perigos que podem afetar a qualidade da água, mas também os que podem afetar a quantidade de água fornecida, de forma a garantir a confiança e satisfação dos utilizadores finais.

– Esposende tem uma das melhores águas do país a correr nas torneiras da rede de abastecimento público, mantendo os índices de qualidade e segurança há 14 anos consecutivos?

Algumas notícias:

https://www.municipio.esposende.pt/pages/702?news_id=5609

https://www.municipio.esposende.pt/pages/702?news_id=5404

https://www.municipio.esposende.pt/pages/702?news_id=4707

https://www.municipio.esposende.pt/pages/702?news_id=4613

https://www.municipio.esposende.pt/pages/702?news_id=3498

 

 

Crédito do autor da foto de destaque: Designed by Freepik

Plano de contingência COVID-19
   
Atendimento
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
CEA  em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Leituras
Leituras
   
Qualidade da água
   
Praias
   
Faturação
Eletrónica
   
QUIZ da Água  
   
SUMAKids
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras
   
Resp.
Social
Empresarial