O Centro de Educação Ambiental de Esposende foi palco da entrega dos prémios aos alunos vencedores do I Concurso de Desenho Infantil da Fundação MOA, em Esposende.
Promovido pela Fundação MOA de Portugal, com a colaboração da Saúde Escolar da UCC ConVidaSaúde/ACES Cávado III Barcelos/Esposende e o apoio do Município de Esposende e da Esposende Ambiente, o certame teve como principal propósito contribuir para a promoção da Educação Artística, um dos pilares de trabalho do Departamento de Arte e Cultura da Fundação MOA.
Este concurso integrou o Plano de Atividades do Programa de Educação para a Sustentabilidade 2019/2020 da Esposende Ambiente, contudo, devido a sucessivos adiamentos decorrentes da pandemia, apenas agora foi possível concluir o projeto, com a entrega dos prémios e a exposição dos trabalhos vencedores.
Estiveram a concurso 83 obras de alunos que, no último ano letivo, frequentaram o 4.º ano de escolaridade, nomeadamente do Centro Escolar de Fão e das Escolas Básicas de Góios, do Facho, de Apúlia e de Curvos.
Além dos três primeiros prémios, o júri atribuiu também sete menções honrosas, sendo que os vencedores receberam, respetivamente, um cheque-oferta no valor de 75, 50 e 30 euros, e todos os alunos distinguidos foram agraciados com prémios de participação.
Assim, com o tema “O meu mundo”, Clara Carvalho, da EB de Góios, foi a grande vencedora. Em segundo lugar ficou Leonor Leite, do Centro Escolar de Fão, com o trabalho “As minhas amigas”, e a terceira classificada foi Inês de Jesus Regada, da EB do Facho, com o tema “O que existe no coração de todos nós”. Quanto às menções honrosas, os alunos distinguidos foram Maria Carvalho, da EB de Apúlia, Hugo Santos, da EB do Facho, Martim Costa, da EB de Góios, Íris Leonor Oliveira, da EB de Apúlia, João Ferreira, da EB de Góios, Sofia Alexandra Nunes, da EB de Curvos, e Lara Pacheco, da EB do Facho.
A entrega dos prémios esteve a cargo de Tatsuya Kanda, da Fundação MOA Portugal, Alexandra Roeger, Vice-presidente do Município de Esposende, Paulo Marques, Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, e Manuela Sá, enfermeira da UCC ConVida Saúde. Para além dos alunos e respetivos pais, a sessão contou também com a participação dos professores que dinamizaram este concurso junto das suas turmas.
Ao associarem-se a esta iniciativa, o Município e a Esposende Ambiente estão a contribuir para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.