O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um setor vital para a economia portuguesa.
A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", onde foram estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva (ZEE) e à Plataforma Continental.
Em Esposende, esta efeméride assinala-se com a inauguração da “Estação Náutica de Esposende”, que vai ficar localizada no Centro de Informação Turística de Esposende, um projeto de âmbito nacional, que tem como base o projeto “Portugal Náutico” que envolve organizações da Administração Pública e parceiros privados. Este ano
Destaque ainda para outros dois projetos importantes para o Município de Esposende na área do mar, o Projeto OMARE – Observatório Marinho de Esposende e o Projeto E-Redes.
O Observatório Marinho de Esposende pretende a criação de um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha do Parque Natural do Litoral Norte, cujo objetivo principal será o fornecimento regular de informação sobre o estado da biodiversidade.
Já o projeto E-Redes cruza a importância económica do mar de Esposende com a sua sustentabilidade. Para além da recolha, quantificação e tipificação do lixo marinho arrojado na orla costeira de Esposende, prevê o fornecimento de redes biodegradáveis à comunidade piscatória local, para avaliação do contributo desta iniciativa na redução da pesca-fantasma e na introdução de material plástico sintético no oceano. Neste âmbito é assinado hoje um protocolo de cooperação entre o Município de Esposende e a Associação de Pescadores.
O mar acaba por gerar muitos empregos em terra, em setores tão diversos, como o do comércio de peixe fresco, das conservas, dos congelados, das farinhas, da construção/reparação naval, da cordoaria, dos transportes, da administração, da investigação, da formação, entre outros.
O mar é extremamente importante e fundamental para o equilíbrio ecológico (cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético), para as interações entre o mar e a atmosfera (condicionando o clima mundial) e além disso o mar é rico em recursos minerais, fonte de energia e recursos vivos (1/5 do total da proteína animal consumida pelo homem é originário do mar onde são exploradas as espécies marinhas).
Sabia que…
- Apesar da inquestionável importância dos oceanos, anualmente vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de resíduos, tendo a maioria deste lixo origem em terra?
- A maioria dos plásticos nos oceanos são redes e outras artes de pesca fantasma?
- Em termos de alimentação, Portugal tem o segundo maior consumo per capitade pescado da UE, cerca de 57 kg/ano/habitante, cujo consumo representa um valor aproximado de 25% na dieta alimentar dos portugueses?
- O OMARE já tem quase 2500 espécies e cerca de 130 habitats classificados?
Mais sobre o projeto E-Redes:
https://www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/ambiente/projetos/projetos/e-redes/
Mais sobre o projeto OMARE: