A empresa municipal Esposende Ambiente detém o selo de “Qualidade exemplar de água para consumo humano 2018”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Este selo de qualidade, instituído pela ERSAR no âmbito dos anuais “Prémios de qualidade de Serviço em Águas e Resíduos”, pretende evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar de água para consumo humano, nomeadamente verificando e cumprindo todos os critérios previstos no respetivo regulamento. A atribuição do Selo é feita com base numa avaliação qualitativa das entidades gestoras, analisando aspetos relacionados com a governança, o cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto no serviço prestado.
À Esposende Ambiente foi, assim, atribuído o Selo de “Qualidade exemplar de água para consumo humano 2018”, com entrega de um certificado e o direito de usar a imagem do selo no âmbito da sua imagem institucional, nomeadamente no sítio da Internet, comunicações e publicidade, entre outras aplicações, associando, assim, uma marca única identificativa da qualidade do serviço que é prestado aos utilizadores.
Este certificado atesta que a água que é distribuída pela empresa cumpre todos os requisitos para poder ser classificada de excelente, confirmando, assim, que os utilizadores podem ter plena confiança na sua qualidade e podem beber água da rede pública, como, de resto, tem vindo a ser continuamente divulgado e conforme têm vindo a confirmar as análises efetuadas regularmente. Este sucesso demonstra o já consolidado contributo do Município para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água potável e Saneamento.
As distinções foram atribuídas a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas e foram entregues em cerimónia realizada em 22 de novembro de 2018.
Com esta iniciativa, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades com o melhor serviço em diferentes áreas.
A atribuição dos “Prémios de qualidade de Serviço em Águas e Resíduos” enquadra-se na parceria que a ERSAR mantém com o Jornal Água&Ambiente, contando com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA - Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, e visa contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos.