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A minha casa tem uma fossa séptica, mas na minha rua já existe rede de saneamento pública. Sou obrigado a efetuar a ligação à rede de drenagem pública?

Sim. Esta obrigatoriedade tem por objetivo assegurar uma melhor proteção do ambiente e da saúde pública, bem como a sustentabilidade económica e financeira dos serviços de saneamento. De acordo com o disposto no nº 4 do artigo 48º do Decreto-Lei nº226-A/2007, de 31 de Maio, um sistema particular de disposição de águas residuais nas águas ou no solo é gerido por uma entidade particular, só pode funcionar na condição de impossibilidade de acesso a um sistema público, ficando sujeito aos requisitos legais para este tipo de utilização.

Estou ligado à rede de saneamento público e costumo deitar muito lixo pela sanita. Há algum problema ?

Sim. Primeiro porque a acumulação de lixo nas condutas do saneamento pode originar entupimentos, depois porque existem vários equipamentos mecânicos ao longo da rede e este lixo pode provocar danos nos equipamentos e por último dificulta o tratamento na ETAR.

Posso ligar à rede de saneamento público o saneamento e as águas pluviais da minha casa ?

Não. Na rede de saneamento devem ser apenas despejadas as águas residuais produzidas, as quais são encaminhadas para uma ETAR para tratamento. O tratamento das águas residuais acarreta custos elevados e as ETAR foram projetadas para tratar determinado volume de águas residuais.  Quando descarregamos as águas pluviais na rede de saneamento, o volume de água que aflui às ETAR é muito superior, pondo em risco todo o tratamento. Além disso, as águas pluviais não necessitam de um tratamento tal como as águas residuais. Em todas as habitações as águas pluviais devem estar ligadas à rede de pluviais e as águas residuais ligadas à rede de saneamento. 
Se possui a rede de águas pluviais da sua habitação ligada à rede pública de saneamento deve proceder, o mais rápido possível, à alteração do sistema, encaminhando este tipo de águas para a rede de águas pluviais.

Posso descarregar águas na rede pública de águas pluviais ?

Não. As águas descarregadas na rede de águas pluviais não sofrem qualquer tipo de tratamento, são rejeitadas diretamente no solo ou em linhas de água. 
Sendo as águas residuais fonte altamente poluente do meio ambiente, estas devem ser encaminhadas para tratamento.

Posso despejar a minha fossa na rede pública de saneamento ?

Não, a não ser que tenha autorização da Esposende Ambiente. O despejo de fossas sépticas na rede de saneamento acarreta graves problemas para o tratamento realizado nas ETAR e pode levar, muitas vezes, a entupimentos na rede. 
No caso de necessitar realizar o despejo da sua fossa contate a Esposende Ambiente.

Possuo uma captação de água para consumo próprio, mas tenho rede de abastecimento público na minha rua. Sou obrigado a ligar à rede pública?
Sim. Esta obrigatoriedade tem por objetivo assegurar uma melhor proteção do ambiente e da saúde pública, bem como a sustentabilidade económica e financeira dos serviços de abastecimento de água. De acordo com o disposto no nº 3 do artigo 42º do Decreto-Lei nº226-A/2007, de 31 de Maio, um sistema de abastecimento particular produz água para consumo humano sob responsabilidade de uma entidade particular, só podendo funcionar na condição de impossibilidade de acesso ao abastecimento público, ficando sujeito aos requisitos legais para este tipo de utilização. No caso de estar ligado à rede de abastecimento público, pode utilizar a sua captação nos espaços exteriores, para rega por exemplo, contudo os sistemas devem estar devidamente separados. É legalmente proibido utilizar o mesmo sistema de canalizações para uso de água da rede pública e água de captação privada.

Posso beber água da rede de abastecimento público?
Sim. A água da rede de distribuição do concelho de Esposende é analisada todas as semanas e os resultados comprovam a potabilidade. A água que sai nas torneiras dos consumidores da rede de água de Esposende tem qualidade assegurada e comprovada pelos registos das análises efetuadas, em regra em número superior ao estabelecido por lei, procurando a Esposende Ambiente o integral cumprimento dos parâmetros legalmente fixados. Mil vezes mais económica que a engarrafada, a água consumida diretamente da torneira evita a embalagem em plástico ou vidro, a produção de toneladas de CO2 e de resíduos, contribuindo para a proteção ambiental.

O que significa “ÁGUA POTÁVEL”?
Água potável é como chamamos à água que pode ser consumida sem risco para a saúde pública. 

Porque é que às vezes a água cheira a cloro ? Qual a importância do cloro? 
A água pode parecer potável, apenas sob os aspetos organoléticos (cor, cheiro, sabor e turvação), mas para proteção contra o risco de contaminação microbiana deve sofrer um processo de desinfeção, que vai eliminar os germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água. O cloro é um desinfetante utilizado no tratamento da água para garantir a qualidade microbiológica da mesma ao longo de todo o seu percurso, desde as Estações de Tratamento, passando pela Rede de Distribuição, até à torneira dos consumidores. Assim, é necessário manter uma quantidade residual de cloro ao longo de toda a rede, de forma a garantir a sua atuação em qualquer ponto, caso haja uma rotura ou infiltração externa. Devido a este cloro residual, ocasionalmente, o cheiro e o sabor do cloro podem ser sentidos, mas para o consumidor é uma garantia de que a água está desinfetada, logo não tem microrganismos que podem prejudicar a sua saúde. Se o incomoda este fato, aconselha-se a deixar repousar a água por alguns minutos num recipiente, em local fresco, até que desapareça o cheiro e o sabor.
 
Porque é que às vezes a água da torneira  está branca ?
A cor branca deve-se à existência de ar dissolvido na água. Normalmente esta situação acontece devido à pressão da água nas canalizações e é passageira, bastando deixar repousar a água num copo durante alguns minutos. Importa salientar que a água está própria para consumo, normalmente este fato, não tem qualquer interferência na qualidade da água para consumo humano.
 
Porque é que às vezes se ouvem ruídos nas canalizações e a água sai aos « Jorros»?
Após uma falta de água ou ausência prolongada de casa, podem ocorrer ruídos na canalização e ao abrir a torneira a água pode sair aos “jorros”, sendo provocados pela acumulação de ar nas canalizações. Aconselha-se a deixar correr a água durante alguns minutos, pois a situação estabilizará. 
 
Qual a legislação que regula a qualidade da água para consumo ?
A legislação que a Esposende Ambiente cumpre em termos de qualidade da água para consumo é o Decreto-Lei nº306/07, de 27 de Agosto, alterado pelo Decreto-Lei nº 152/2017, de 7 de dezembro. A Esposende Ambiente elabora e implementa anualmente um Programa de Controlo da Qualidade da Água para a zona de abastecimento de Esposende, devidamente aprovado pela ERSAR e divulgando os resultados ao público, um Programa de Controlo Operacional na rede de distribuição da água e um Plano de Segurança da Água.
 
Onde consultar os resultados das análises da qualidade da água?
Os resultados das análises realizadas pela Esposende Ambiente no cumprimento da legislação em vigor, são divulgados trimestralmente em Editais, e:
- Enviados à Autoridade de Saúde Concelhia; 
- Enviados a todas as Juntas de Freguesia do Concelho, para afixação em local acessível à consulta dos consumidores; 
- Afixados na Câmara Municipal de Esposende; 
- Afixados no Edifício Sede da Esposende Ambiente; 
- Disponíveis para consulta no site da Esposende Ambiente
- Disponíveis para qualquer consulta, esclarecimento e/ou reclamação no Gabinete de Fiscalização Ambiental da Esposende Ambiente.

Qual é o tarifário em vigor?

Consulte o nosso Tarifário.

Como é faturado o consumo de água?

O consumo de água é faturado com base na leitura do contador. No caso de ausência de leitura, o consumo é faturado por estimativa. As Conta da Águas são emitidas mensalmente. 

Como posso pagar a Conta da Água? 

Temos ao seu dispor diversas modalidades de pagamento da sua Conta da Água, designadamente, Débito Direto, Multibanco, Juntas de Freguesia, cheque e na sede da Esposende Ambiente. 

Como posso aderir ao Débito Direto?

Se preferir também pode solicitar o envio do impresso de adesão para a sua morada através do Site Esposende Ambiente, preencha o destacável e envie por correio para a Esposende Ambiente ou ainda seguir as instruções da sua fatura.

Que pode acontecer em caso de atraso no pagamento da Conta da Água? 

Uma vez ultrapassado o prazo de pagamento da Conta da Água e após o envio de aviso específico, a Esposende Ambiente terá de considerar a suspensão do fornecimento até à regularização da situação. Neste caso a liquidação da Conta da Água só poderá ser efetuada na sede da Esposende Ambiente.

Não recebi a minha fatura. O que devo fazer?

Se não tem fatura eletrónica, verifique se o endereço de email para onde enviamos a fatura está correto. Para isso:

    1. Faça LOGIN na Área de Cliente
    2. Clique em Faturas e pagamentos (no menu do lado esquerdo da página)
    3. Escolha o produto cuja fatura não recebeu (no menu horizontal do topo da página)
    4. Procure a caixa Fatura eletrónica (na coluna do lado direito da página) e verifique se o endereço de email está correto
    5. Se o endereço de email não estiver correto, clique em Alterar dados, corrija o erro e clique em Guardar.

Verifique também se o email da fatura eletrónica não está a ser recebido noutra pasta da sua caixa de correio eletrónico, por exemplo, numa pasta de spam (lixo eletrónico).

 

Como se lê o contador?

Dispomos de diferentes tipos de contadores, contudo devem ser apenas considerados os números com o fundo de cor branca ou preta (devem ser desprezados os números a vermelho).

 

Quando é que a Esposende Ambiente lê o contador?

A leitura do seu contador de água poderá ter periodicidade bimensal, pelo que pode comunicar a leitura através dos contactos acima, preferencialmente no intervalo mencionado no verso da fatura. Nos períodos em que não haja leitura, o consumo é estimado.

No caso do contador não ser lido há mais de 12 meses pela Esposende Ambiente contate-nos através do site Esposende Ambiente, no sentido de se agendar uma leitura extraordinária (gratuita).

 

Como posso comunicar a leitura do contador?

Deverá fazê-lo no intervalo mencionado no verso da sua fatura através dos diversos meios postos à sua disposição: Balcão Virtual – www.esposendeambiente.pt. Serviço inovador e interativo que permite a validação on-line da leitura comunicada. Para aderir registe-se já!

Por Carta ou Fax sendo necessário indicar o Nome e o código de Cliente;

Por SMS.

 

Como enviar a leitura por sms ?

SERVIÇO LEITURAS - SMS - 934020875
Como devo proceder? 
Deve primeiro ativar o serviço, para tal deverá efetuar o seguinte processo: 
- Escreva REG seguido do seu número de utilizador e envie uma sms para o número acima indicado e aguarde pela nossa validação.

Exemplo:

Utilizador n.º: 99999 
Escreva: 
REG99999(Pode conferir o seu n.º de utilizador na fatura) (Este registo efetua-se uma única vez) 

 

Depois de se registar, é só enviar a leitura atual do seu contador para o número 934020875 

Escreva C seguido do n.º de utilizador L seguido da leitura F para terminar 

Exemplo: 

Utilizador n.º: 99999 Leitura: 1234 

Deve enviar a seguinte mensagem: C99999L1234F 



Por razões de segurança, só pode enviar leituras com o primeiro número de telefone registado. 

Pode usar maiúsculas ou minúsculas.

O que é necessário para celebrar o Contrato de Fornecimento de Água?

  1. Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
  2. Documento que comprove que o Utilizador é o legítimo titular do local a abastecer (Contrato de arrendamento ou Contrato de promessa de compra e venda (com declaração de autorização ao promitente comprador para celebrar o contrato) ou Escritura de compra e venda, Caderneta Predial entre outros); 
  3. Licença de Construção, emitida pela Câmara Municipal de Esposende, no caso de se tratar de obras; 
  4. Assinatura do Utilizador ou seu representante ou procurador. No caso de pessoas coletivas é necessário apresentar a Certidão de Registo Comercial ou a assinatura reconhecida na qualidade;

 Que devo fazer para rescindir o contrato?

Deve comunicar à Esposende Ambiente, EM, com 5 dias úteis de antecedência, a intenção de rescindir o contrato e ter a situação regularizada em termos de pagamentos, podendo efetuar o pedido através:

- impresso obtido no menu “Documentação
- na sede da Esposende Ambiente, EM,
- ou ainda através de carta ou email, anexando cópia do B.I. ou Cartão Cidadão

 Sendo necessário indicar: 
     - Nome e código de Utilizador; 
     - Morada e a data em que pretende rescindir o contrato; 
     - Leitura do contador; 
     - Morada do local para envio da última Fatura da Água.

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