Cerca de 200 pessoas participaram, no passado dia 24 de junho, na caminhada “Cávado, o rio que nos une”, entre Fão e Barcelinhos, realizada no âmbito do projeto “Aqua Cávado” e integrado no programa “Esposende em Movimento” da empresa municipal Esposende 2000.
A caminhada teve início na zona ribeirinha, junto à Pousada da Juventude, em Fão, e terminou junto ao antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Ao longo do percurso de 18 quilómetros, pela margem esquerda do Cávado, os participantes puderam observar e contactar de perto com o património natural associado ao rio.
Para além do fomento da prática desportiva e de hábitos de vida saudáveis, esta iniciativa pretendeu, igualmente, dar a conhecer as potencialidades naturais do curso de água que une vários municípios, nomeadamente os de Esposende e Barcelos.
A atividade decorreu no âmbito do Programa “Esposende em Movimento” da Esposende 2000, com a colaboração da Esposende Ambiente, integrando também o Programa de Ação para Valorização do Rio Cávado, designado AQUA Cávado - “O rio que nos une” que já vai na sua IV edição. Este programa assenta na promoção da utilização responsável e conservação do Rio Cávado e seus afluentes, atendendo ao valor crescente do seu património ambiental e natural, assim como à importância da preservação do equilíbrio dos seus ecossistemas naturais. Como membro da CIM Cávado - Comunidade Intermunicipal do Cávado, o Município de Esposende tem vindo a promover a realização de um conjunto de iniciativas a nível local, dedicadas particularmente ao Rio Cávado e ao recurso água de um modo geral.
Para além dos Municípios de Esposende e de Barcelos e das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente, esta iniciativa contou também com a colaboração da União das Freguesias de Fão e Apúlia e da Escola Profissional de Esposende.