A empresa municipal Esposende Ambiente participou na Conferência Internacional “Recolha Seletiva de Resíduos: Fator-chave na Economia Circular”, que decorreu no Auditório EDP, no Porto, no dia 29 de maio, numa organização da ACR+ e da Lipor.
Numa sessão dedicada aos Biorresíduos, a Esposende Ambiente participou com a apresentação de uma comunicação intitulada “Gestão de Biorresíduos no Município de Esposende”, abordando as várias facetas da gestão de resíduos no município, desde a recolha de resíduos urbanos biodegradáveis em estabelecimentos de restauração e cantinas, até à recolha de resíduos verdes de jardins, passando pela compostagem doméstica e pela educação ambiental.
A Associação das Cidades e Regiões para a Gestão Sustentável de Recursos (ACR +) é uma rede internacional de cerca de 100 membros de países da União Europeia, que partilham o objetivo de promover o consumo sustentável dos recursos e gestão de resíduos através da prevenção na origem, reutilização e reciclagem. Esta rede envolve várias organizações e entidades, desde ONG´s, autoridades locais e regionais, universidades e organismos privados.
Com adesão à rede ACR+ em 2017, o Município de Esposende insere-se numa rede de intercâmbio de informações sobre prevenção, recolha seletiva e reciclagem de resíduos, bem como promover a criação de parcerias com múltiplos parceiros nacionais e internacionais facilitar a partilha de experiências entre os membros, compartilhando informações técnicas, estratégias de gestão e políticas de resíduos e de gestão de recursos.
A recolha seletiva de resíduos e a Economia Circular, o seu conceito e a sua prática, foram alguns dos assuntos de profunda reflexão, entre decisores políticos, técnicos e investigadores. Este importante evento no panorama nacional reuniu especialistas nacionais e estrangeiros, permitindo a troca de experiências e o estabelecimento de contactos entre os principais intervenientes do setor dos resíduos em Portugal.