A Esposende Ambiente, marcou presença nas décimas Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos, evento que decorreu no Instituto Superior de Engenharia do Porto, entre os dias 21 e 23 de novembro, numa organização da APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Dedicadas ao tema “Avanços na Gestão de Resíduos no contexto da Economia Circular”, estas Jornadas permitiram debater temas considerados prioritários para o setor dos Resíduos em Portugal, como a recolha de resíduos, designadamente as vertentes da “recolha seletiva porta-a-porta”, da “recolha de biorresíduos”, “Sistemas PAYT”, entre outros.
A empresa municipal Esposende Ambiente participou com a apresentação de uma comunicação intitulada “Centro de Educação Ambiental de Esposende – A sensibilização como ferramenta de gestão de resíduos urbanos” e, ainda, com a apresentação de um Poster intitulado ”Gestão integrada de resíduos urbanos no município de Esposende”.
Face às diretrizes nacionais e europeias em matéria de gestão de resíduos, o município de Esposende delineou, através da empresa municipal Esposende Ambiente, um Plano de Ação Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos - PAPERSU 2020, com uma aposta vincada na prevenção e na reciclagem. O plano contempla várias áreas de intervenção de onde se destacam três eixos principais, designadamente a redução da produção de resíduos, o aumento da recolha seletiva e reciclagem/valorização de resíduos e a comunicação e sensibilização ambiental da população.
A Economia Circular, o seu conceito e a sua prática, foram outros dos assuntos de profunda reflexão, envolvendo cerca de 400 participantes, entre decisores políticos, técnicos e investigadores, dedicando-se ainda especial atenção a temas nos domínios da Valorização de Resíduos e da Limpeza Pública. Este importante evento no panorama nacional reuniu especialistas nacionais e estrangeiros, permitindo a troca de experiências e o estabelecimento de contactos entre os principais intervenientes do setor dos resíduos em Portugal.
Fonte CME