Comprovando que Esposende se mantém como um excelente destino balnear, a Quercus classificou com “Qualidade de Ouro” as praias da Couve e da Ramalha, em Apúlia, a de Ofir, em Fão, e as de Cepães e Rio de Moinhos, em Marinhas. Para além do selo de qualidade nestas zonas balneares, Esposende ostenta, na época balnear 2016, a Bandeira Azul nas praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães.
A associação ambientalista elege, anualmente, as praias cujas águas balneares apresentam melhores resultados em termos de qualidade, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (http://snirh.pt/). Para serem classificadas com “Qualidade de Ouro”, as praias deverão ter apresentado qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares (de 2011 a 2015) e análises excelentes na última época balnear.
A avaliação da Quercus é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, dado que se baseia apenas na qualidade da água das praias, sendo contudo mais exigente neste aspeto específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura.
O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de cinco anos apresentam sistematicamente água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água.
Este ano, foram classificadas com “Qualidade de Ouro” 382 praias, mais 68 do que no ano anterior.