A Esposende Ambiente é umas das empresas signatárias da Carta Portuguesa da Diversidade, assumindo a Diversidade como um imperativo ético e um princípio basilar e orientador da sua atuação interna e externa, fazendo parte dos seus valores e da sua identidade institucional.
Enquanto membro do GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresaria, a Esposende Ambiente integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração da Carta Portuguesa da Diversidade, que contou com várias entidades parceiras, nomeadamente o Alto Comissariado para as Migrações, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Fundação Aga Khan e o próprio GRACE, além de várias empresas associadas.
Trata-se de uma ferramenta para todas as organizações empregadoras empenhadas em aproveitar todo o potencial e o valor de cada pessoa, otimizando a diversidade das pessoas que consigo colaboram e de futuros colaboradores/as. Esta Carta é um compromisso, um processo e um caminho para tornar as organizações mais inclusivas, mais diversas, mais competitivas.
A Carta Portuguesa para a Diversidade tem como princípio a Diversidade, entendida como o reconhecimento, o respeito e a valorização da(s) diferença(s) entre as pessoas, incluindo particularmente as diferenças relativas ao sexo, identidade de género, orientação sexual, etnia, religião, credo, território de origem, cultura, língua, nacionalidade, naturalidade, ascendência, idade, orientação política, ideológica ou social, estado civil, situação familiar, situação económica, estado de saúde, deficiência, estilo pessoal e formação.
A Cerimónia de Assinatura da Carta Portuguesa para a Diversidade irá realizar-se no próximo dia 31 de março pelas 9h30, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. O evento contará com a presença do Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita.