Quase um milhar de participantes estiveram envolvidos nas atividades da iniciativa “Janeiro, mês da ciência”, que o Município de Esposende levou a efeito no Centro de Educação Ambiental. O programa integrou um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, abordando diferentes áreas das ciências, e mobilizou 16 estabelecimentos de educação e ensino e IPSS’s, para além de visitantes particulares.
As “Oficinas de Ciência”, desenvolvidas pelo CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, integraram nove sessões, que registaram a participação de seis estabelecimentos de educação e ensino, do Pré-escolar ao 2.º Ciclo, num total de cerca de 200 crianças. Os participantes tiveram oportunidade de realizar diversas atividades experimentais relacionadas com a extração de gelatina de algas, com a observação de organismos marinhos, com o modo de vida dos anfíbios, bem como participar em experiências relacionadas com os microplásticos, a sua origem e principais consequências para o meio marinho.
Paralelamente, foram desenvolvidas diversas sessões da história “As vespas não fazem mel?”, dirigida às crianças do Pré-escolar, que permitiu dar a conhecer as principais diferenças entre as abelhas e as vespas. Foram realizadas 15 sessões com 330 crianças de 13 estabelecimentos de educação e ensino e IPSS’s. concelhios.
Dirigida essencialmente à população em geral, teve lugar, no passado dia 23 de janeiro, o Workshop “Hoje é dia de: A importância das leguminosas na alimentação humana”, assinalando o Ano Internacional das Leguminosa.
Ainda no âmbito deste programa, entre 6 a 23 de janeiro, esteve patente na receção do CEA a exposição temporária “O mundo das abelhas”, gratuita e disponível para todos os públicos. Esta exposição retratou o mundo fascinante das abelhas e da apicultura, bem como o papel fundamental desempenhado por estes insetos na manutenção da diversidade florística e a problemática da presença da vespa asiática na região norte. Para além dos visitantes particulares, esta exposição contou com a visita de cerca de 360 alunos provenientes de 13 estabelecimentos de educação e ensino e IPSS’s.
A iniciativa “Janeiro, mês da ciência” integra o Plano de Atividades do Centro de Educação Ambiental para o presente ano letivo, que teve início em setembro e que, ao longo destes meses, integrou a realização de diversas iniciativas, como as oficinas “Vamos aprender a fazer”, as visitas à exposição permanente Ambiente Interativo, Histórias no CEA, Semana do Mar, Semana Europeia dos Resíduos, entre muitas outras, que registaram cerca de 2500 participantes em 81 atividades desenvolvidas.