Ciente da importância do património florestal do concelho e determinado em garantir a sua preservação, o Município encetou um projeto de salvaguarda das chamadas Árvores Notáveis da Floresta de Esposende.
Em causa está um conjunto de exemplares multiseculares, notáveis pela sua idade, mas também pela sua dimensão e/ou formação atípica. Numa primeira fase procedeu-se ao levantamento no terreno dos exemplares notáveis com interesse a preservar. Posteriormente será efetuado o apuramento dos proprietários das árvores para promover a correspondente sensibilização e assegurar o compromisso na sua salvaguarda.
Considerando as características excecionais destes exemplares, a sua perda constituiria um dano grave, na medida em que levaria séculos até se conseguir voltar a ter um património vivo semelhante.
Pelo valor patrimonial que representam para a Floresta do concelho, o Município pretende garantir a preservação destes exemplares de árvores notáveis, legando-as às gerações vindouras.
Recorde-se que, no âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, o Município, com a colaboração da Esposende Ambiente, promoveu, no dia 27 de novembro, uma visita guiada às Árvores Notáveis da Floresta do concelho, de modo a destacar a importância das espécies florestais, em particular das espécies autóctones.