A iniciativa “O meu Natal é Ecológico” tem, este ano, associado aos objetivos ambientais, um cariz solidário, tendo em vista apoiar a Liga Portuguesa contra o Cancro. Todos os anos, nesta quadra, o Município, através da empresa municipal Esposende Ambiente, desafia os estabelecimentos de educação e ensino e as instituições do concelho a desenvolver trabalhos com resíduos, com o intuito de apelar à preservação da natureza e fomentar a adoção de hábitos ecologicamente sustentáveis, particularmente durante esta época festiva, em que é comum registar-se um consumo excessivo de recursos naturais e de bens materiais.
Este ano, o desafio foi no sentido da confeção de arranjos e coroas de Natal ecológicos, recorrendo para tal a diversos materiais, particularmente a resíduos.
Os cerca de 40 trabalhos de duas dezenas de escolas e instituições estarão patentes, entre 5 de dezembro e 7 de janeiro, no Centro de Informação Turística de Esposende, onde poderão ser apreciados de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Para além da sensibilização ambiental dos munícipes para a importância da reutilização de materiais, a Esposende Ambiente pretende igualmente associar este evento natalício a uma causa especial, apelando ao espírito de solidariedade que normalmente caracteriza esta época. Assim, a partir do dia 18 de dezembro, os trabalhos expostos serão comercializados por um preço simbólico, sendo que as receitas obtidas reverterão na totalidade a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.
Todos os interessados em acolher um arranjo natalício elaborado por crianças ou idosos e, simultaneamente, contribuir para esta causa deverão passar pelo Centro de Informação Turística, onde poderão obter informações sobre o preçário das peças.
Para além desta exposição, o Centro de Educação Ambiental irá também desenvolver as Oficinas de Férias de Natal, um conjunto diversificado de atividades lúdico-pedagógicas, que decorrerão de 18 a 23 de dezembro e que têm como objetivo ocupar as crianças durante a interrupção letiva do Natal. Mais informações em www.esposendeambiente.pt ou no Blogue do CEA em www.esposendeambiente.pt/cea.