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A Esposende Ambiente, EM, importa e abastece água captada no Rio Cávado e tratada pela empresa multimunicipal Águas do Noroeste, SA, de que o Município de Esposende é acionista.

Depois de captada e tratada, a água é disponibilizada à Esposende Ambiente em 7 pontos de entrega – Reservatórios do Marachão, Bouro, Bouro existente, S. Lourenço, Vila Chã e Antas e 2 nós de abastecimento para aglomerados populacionais mais a norte do concelho, na freguesia de Forjães.

Os reservatórios encontram-se posicionados estrategicamente de forma a garantir sempre a presença de cloro residual na água, existindo uma unidade de recloragem no reservatório do Bouro, gerida e controlada pela Águas do Noroeste, SA, à semelhança da manutenção dos reservatórios existentes.

No total estes reservatórios apresentam uma capacidade de reserva de 16.000 m3 de água, suficiente para garantir o abastecimento de água à população do Concelho durante cerca de 3 dias.

Através do sistema de abastecimento de água com cerca de 420 km de tubagens, a Esposende Ambiente distribui água de excelente qualidade aos munícipes do Concelho, o que resulta numa taxa de cobertura de mais de 99%.

A Esposende Ambiente, EM  iniciou a sua atividade em 2005. É uma empresa com capitais exclusivamente municipais que surge na sequência da transformação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Esposende (SMAS).

A EAmb tem por objeto principal a gestão e exploração dos sistemas públicos de captação e distribuição de água para consumo público, a drenagem e tratamento de águas residuais, a recolha e deposição de resíduos sólidos urbanos e a limpeza e higiene pública na área do Município de Esposende, o planeamento e execução de tarefas de  gestão de  espaços verdes públicos e infra-estruturas associadas, a reabilitação do património municipal e, em geral, a intervenção em matéria de ambiente no concelho de Esposende. 

Os já cerca de sete anos de existência da EAmb - Esposende Ambiente, EM, pautaram-se pelo desenvolvimento de um trabalho de grande profissionalismo, rigor e seriedade, conseguidos com muito empenho, dedicação e com um forte espírito de inovação e de criatividade, que a todos os níveis se tem repercutido nos excelentes resultados que anualmente têm vindo a ser apresentados, designadamente ao nível da qualidade de serviço que é prestado aos utilizadores e ao desenvolvimento/implementação de toda uma evidente estratégia de melhoria contínua. 

A Esposende Ambiente encontra-se, assim, apta a testemunhar que o seu maior desafio, a promoção da qualidade de vida da população, se tem tornado de facto numa realidade, sendo certo que continuará a constituir o maior objectivo das opções estratégicas tomadas pela empresa. 

Constituída em 2005, a Esposende Ambiente iniciou a sua actividade tendo como atribuições a gestão dos sistemas públicos de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais, tendo, progressivamente, e por via da celebração de protocolos de delegação de competências com a Câmara Municipal, alargado as suas competências às áreas da gestão de espaços verdes, gestão de resíduos urbanos e limpeza pública, gestão do sistema de drenagem de águas pluviais e, mais recentemente, em 2010, integrando as áreas da educação ambiental, da fiscalização ambiental e da gestão ambiental entendida de uma forma mais lata. 

De facto, a estratégia assumida de transferir para a Esposende Ambiente todas as competências do município em matéria de ambiente tem-se demonstrado constituir um sucesso e é uma realidade incontornável que a agregação de toda a capacitação técnica em matéria de ambiente, com um corpo técnico motivado, dinâmico e capaz, permite obter grandes sinergias, com consequente melhor gestão de meios e recursos e com a possibilidade de realização de mais e melhores serviços. 

De entre alguns dos aspectos mais relevantes associados ao trabalho da empresa, importa referir que, ao nível das empreitadas de saneamento básico, ao longo destes cerca de sete anos de vida da empresa o investimento global é já superior a 10 milhões de euros e permitiu atingir uma invejável taxa de cobertura na ordem dos 80% em matéria de saneamento de águas residuais, sendo que ao nível do abastecimento de água a taxa de cobertura ronda os 99%. A qualidade na prestação destes serviços é clara, sendo de tal exemplo que a água distribuída aos utilizadores apresenta 100% de conformidade legal, ou seja, é de excelente qualidade. 

No que concerne às acções associadas à gestão de resíduos urbanos, a empresa tem revelado uma postura inovadora, idealizando e implementando projectos que beneficiam toda a comunidade e que demonstram, em simultâneo, que o concelho se mantém no pelotão da frente em matéria de recolha selectiva de resíduos, de limpeza urbana e de boas práticas em geral ao nível destas questões. Um dos exemplos da pro-actividade do município neste contexto é o projecto de recolha de Resíduos Biodegradáveis junto de todas as unidades de restauração do concelho. 

Já no que respeita à gestão de espaços verdes, sobressai a continuidade de todos os projectos visando a aplicação de boas práticas, e o equacionar e implementar de um conjunto de estratégias que têm permitido rentabilizar alguns dos recursos existentes, como é o caso dos sub-produtos resultantes da gestão de resíduos verdes valorizados pelo processo de compostagem nos Parques de Compostagem Municipais, bem assim como das espécies vegetais propagadas no Horto Municipal. 

No domínio da gestão de toda a componente ambiental, e para além de serem dignos de referência os excelentes resultados das acções de fiscalização ambiental, que têm permitido mitigar vários e severos problemas de ordem ambiental e, mesmo, de ordem social, importa referir a concretização de todo um vaso conjunto de acções de sensibilização e educação ambiental promovidas em sede de Programas de Educação para a Sustentabilidade. Mais ainda, importa atribuir-se um enfoque muito especial à elaboração/revisão e implementação de todo um conjunto de ferramentas de trabalho, como são os Planos de Gestão em matéria de Resíduos Urbanos, Energia, Sustentabilidade, Valorização de Recursos Hídricos, Valorização das Freguesias, entre outros. Aliás, o ano de 2010 pautou-se também pela elaboração e divulgação do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Esposende Ambiente. 

Também muito nos orgulha a manutenção da Certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente. Este processo tem constituído uma clara mais-valia na melhoria contínua, e os trabalhos visando a certificação em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social, que continuam a ser implementados em força, para tal contribuirão ainda mais. 

Exactamente considerando todo o cuidado que estas questões da Responsabilidade Social têm merecido por parte da Esposende Ambiente, foi formalizada a adesão da empresa ao Global Compact, um projecto das Nações Unidas no domínio dos direitos humanos, ambiente, corrupção e trabalho, tendo assumido um papel activo nesta matéria junto de todos os nossos stakeholders. 

De forma transversal a todas as unidades orgânicas da empresa, realce para a aplicação de atitudes e boas práticas ambientais pelos colaboradores, sem excepção, e para o êxito dos projectos associados à simplificação administrativa, à informatização de processos, ao estabelecimento e determinação de indicadores de desempenho on-line, sempre sob directa responsabilidade e realização pelos recursos internos da empresa, muito particularmente na área informática. 

Por fim, uma palavra de especial relevo pela forma como a Esposende Ambiente tem sido gerida em termos económico-financeiros. De facto, tem sido assinalável terminar invariavelmente com resultados positivos, que demonstram todo o equilíbrio e bom senso com que as opções de gestão foram sendo tomadas e assumidas ao longo destes anos de trabalho. 

Para o futuro, novos e maiores desafios se colocam, encontrando-se a empresa e todos os seus colaboradores empenhados em concretizar cada um deles. Desta forma, pretende manter-se a Esposende Ambiente como exemplo ao nível das entidades gestoras. 

O Conselho de Administração termina a sua mensagem com uma palavra de apreço a todos os seus colaboradores, porque sem a sua entrega e dedicação o percurso teria sido bem mais difícil. Aos utilizadores, clientes e fornecedores, porque acreditamos nas relações de envolvimento permanente, e a todos aqueles que connosco colaboraram de forma directa e indirecta, o nosso reconhecimento.


O Conselho de Administração 

Alexandra Suzana Abreu de Faria Carvalho Roeger

Nuno Frederico Almeida e Silva de Aguilar Monteiro

Maria Raquel Morais Gomes do Vale

A gestão de resíduos é um processo oneroso, e que apenas pode ser modificado através da separação seletiva dos resíduos e seu devido encaminhamento para reciclagem através da deposição nos ecopontos. 
Ao nível da recolha seletiva de resíduos, no concelho de Esposende são disponibilizados cerca de 260 ecopontos espalhados por todas as freguesias do concelho, traduzindo-se num rácio de 1 ecoponto para 133 habitantes.
A separação dos resíduos e devido encaminhamento para reciclagem é um ato de cidadania e deve ser assumida como uma forma de participação ativa da população. O seu contributo é extremamente importante na resolução do problema da gestão dos resíduos! 
Colabore na melhoria do Ambiente e recicle. 
Consulte os ecopontos disponíveis por freguesia. 


 

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