A empresa municipal Esposende Ambiente foi distinguida com os selos de “Qualidade exemplar da água para consumo humano 2014” e “Qualidade do serviço de abastecimento público de água 2014” da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. A entrega destas distinções ocorrerá no próximo dia 19 de novembro, no âmbito da Expo Conferência da Água, que se realizará no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, organizada pelo Jornal Água&Ambiente.

 
 
Desde 2006, que a ERSAR e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), atribuem, anualmente, os “Prémios de qualidade de Serviço em Águas e Resíduos”, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos. 

Este ano, e pela primeira vez, foram atribuídos selos de “Qualidade do serviço de abastecimento público de água”, que pretendem evidenciar as entidades prestadores de serviço de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham cumprido todos os critérios previstos no respetivo regulamento. A Esposende Ambiente evidencia-se ao arrecadar esta distinção e ao voltar a ser distinguida com o selo “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, com o qual havia sido premiada em 2013. Este certificado atesta que a água que é distribuída pela empresa cumpre todos os requisitos para poder ser classificada de excelente, confirmando, assim, que os utilizadores podem ter plena confiança na sua qualidade e podem beber água da rede pública, como tem vindo a ser continuamente divulgado e conforme têm vindo a confirmar as análises efetuadas regularmente. Do mesmo modo, o selo “Qualidade do serviço de abastecimento público de água ” atesta a excelência do serviço que é prestado pela Esposende Ambiente. 

Ambas as distinções colocam o Município de Esposende na linha da frente em termos de qualidade nestas áreas, o que denota o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Esposende Ambiente, que, a partir de 19 de novembro, passará a usar estes dois selos de Qualidade, associando, assim, uma marca única identificativa da qualidade do serviço que é prestado aos utilizadores.