O Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente” do Município de Esposende saiu esta manhã à rua, enchendo de colorido e animação a cidade e veiculando mensagens ambientais, com particular enfoque para a gestão dos recursos hídricos.

Este foi o tema principal do cortejo, no qual participaram cerca de um milhar de crianças, idosos, professores, auxiliares de acção educativa e utentes de 21 estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias. 

Como habitualmente, os estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho responderam positivamente ao desafio da empresa local Esposende Ambiente, criando as fantasias carnavalescas, acessórios e cartazes. O tema desta 12.ª edição centrou-se na gestão dos recursos hídricos, com o intuito de alertar para a importância do recurso água enquanto motor de desenvolvimento e de manutenção da biodiversidade local, apelando ao uso consciencioso da água.  

O resultado foi, uma vez mais, um desfile alegre e colorido, que serviu para difundir mensagens ambientais da maior importância, relacionadas com a gestão dos recursos hídricos e para a Política dos 3 R’s, sensibilizando a população para preservação do meio ambiente.

O Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente” integra o Programa de Educação para a Sustentabilidade, projecto que a empresa municipal Esposende Ambiente desenvolve no decurso de cada ano lectivo. 

O cortejo arrancou da Zona Ribeirinha de Esposende, seguindo depois até ao Largo Rodrigues Sampaio, Rua Conde Castro, Largo Dr. Fonseca Lima, Praça do Município, Rua 1º de Dezembro, regressando novamente ao Largo Rodrigues Sampaio e terminando no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado.