A EAMB, Esposende Ambiente, aderiu ao os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas em matéria de meio ambiente, direitos humanos, direitos do trabalho e combate à corrupção.

 
 
Com esta adesão formal, a empresa manifesta a sua intenção de apoiar e implementar estes Princípios no marco da sua esfera de influência, dando a conhecer este compromisso aos seus grupos de interesse bem como à comunidade em geral. 
Com o desígnio de melhorar continuamente a sua actividade e domínios de intervenção, em matéria de ambiente, a Esposende Ambiente EM, procura assegurar, através de um trabalho concertado, sistemático e sério, o desenvolvimento ambiental sustentado do concelho, sem descurar as componentes económicas e social. 
A importância central da sustentabilidade e da cidadania para a empresa reflecte-se na adopção de políticas de desenvolvimento que procuram atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas, mas também impedir conflitos em torno dos recursos naturais de forma a prevenir uma degradação ambiental irreversível.