CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

ÁGUA PARA A PAZ

A água pode criar paz ou desencadear conflitos.

Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas têm acesso desigual ou nenhum acesso, podem aumentar as tensões entre comunidades e países.

Mais de 3 mil milhões de pessoas

em todo o mundo dependem da água que atravessa as fronteiras nacionais. No entanto, apenas 24 países têm acordos de cooperação para toda a água partilhada.

À medida que os impactos das alterações climáticas aumentam e as populações crescem, há uma necessidade urgente, dentro e entre países, de nos unirmos em torno da proteção e conservação deste nosso recurso mais precioso.

A saúde pública e a prosperidade, os sistemas alimentares e energéticos, a produtividade económica e a integridade ambiental dependem de um ciclo da água que funcione bem e seja gerido de forma equitativa.

CRIANDO UM EFEITO CASCATA POSITIVO

O tema do Dia Mundial da Água de 2024 é “Água para a Paz”.

Quando cooperamos no domínio da água, criamos um efeito cascata positivo – promovendo a harmonia, gerando prosperidade e construindo resiliência aos desafios partilhados.

Devemos agir com base na compreensão de que a água não é apenas um recurso a ser utilizado e pelo qual se compete – é um direito humano, intrínseco a todos os aspetos da vida.

Neste Dia Mundial da Água, todos precisamos de nos unir em torno da água e de usá-la para a paz, lançando as bases para um amanhã mais estável e próspero.

Algumas dicas… 

  • Prefere duches rápidos a banhos de imersão e não te esqueças de fechar a água enquanto te ensaboas;
  • Não deixes a água a correr enquanto escovas os dentes. Usa um copo;
  • Não uses a sanita como caixote do lixo. Restos de comida e papéis vão para a reciclagem;
  • Quando ajudares a lavar a louça, não deixes a água a correr. Enche o lava-louça e usa apenas a água necessária;
  • As máquinas de lavar louça e roupa devem funcionar quando estiverem cheias;
  • Verifica as tubagens da água e assegura-te de que não existem fugas de água;
  • Utiliza um balde para lavar o carro, em vez da mangueira.

Se quiseres testar os teus conhecimentos sobre a água, experimenta o nosso quiz:

https://jogos.esposende.pt/

 

Na Esposende ambiente…

  • Sendo o 22 de março um dia para se pensar na importância deste recurso, o Centro de Educação Ambiental também irá assinalar esta efeméride ambiental no âmbito da atividade “Dia a dia, pense verde todo o ano”, com a realização da palestra “Planeta Água” e a divulgação de informação sobre a eficiência hídrica.
  • Neste Dia Mundial da Água, a EAmb – Esposende Ambiente relembra que beber água da torneira é mais barato e tem menos impactes ambientais. A água distribuída pela Esposende Ambiente é 100% Segura, conforme atesta a ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, bem como as centenas de análises realizadas anualmente, nos pontos de consumo. Pode, por isso, bebê-la com toda a confiança.
  • Existem quase duas dezenas de bebedouros/fontanários ligados à rede pública de abastecimento de água de Esposende, devidamente identificados, cuja água está sujeita a controlo de qualidade e cujo consumo é seguro.
  • A Esposende Ambiente renovou as placas informativas de “Água Não Controlada” que se encontram junto aos fontanários não monitorizados do concelho. As novas placas passaram a incluir um QR Code, através do qual é possível aceder a informações adicionais sobre os fontanários não controlados.

Campanha h2off “Hora de fechar a torneira”

ESPOSENDE APELA AO USO CONSCIENTE E EFICIENTE DA ÁGUA

O Município de Esposende, a empresa municipal Esposende Ambiente e a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas Residuais desafiam a comunidade a fechar a torneira, entre as 22h00 e as 23h00, numa atitude simbólica de preservação deste bem essencial à vida.

O acesso à água potável e ao saneamento são direitos humanos reconhecidos pelas Nações Unidas desde 28 de julho de 2010, todavia, os números apurados no Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2023 refletem uma realidade avassaladora: 2 mil milhões de pessoas sem acesso a água potável e 3,6 mil milhões vivem sem saneamento.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
CoGestão do PNLN
   
Biorresíduos
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
Recrutamento
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Atividades Bandeira Azul
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras