CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

Parceria da Esposende Ambiente e Águas do Norte

O Dia Mundial da Água, que se comemora anualmente a 22 de março, foi assinalado em Esposende pela empresa municipal Esposende Ambiente e a Águas do Norte, empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, com a inauguração de um mural comemorativo na Estação Elevatória de Fão, representativo das artes, costumes e gentes desta localidade concelhia.

Efetivamente, entre o século XIX e princípios do XX, os portos Fão e Esposende foram dos mais afamados portos portugueses para construção de navios de longo curso, que eram utilizados para atividades como a cabotagem. A localização dos estaleiros navais de Fão era, precisamente, no local onde está instalada a referida Estação Elevatória, junto à Ponte D. Luís Filipe, sendo a arte e a indústria da construção naval grandes motivos da prosperidade económica da Vila de Fão, que, a partir do segundo terço do século XX, entraram em decadência com o assoreamento do Rio Cávado.

A pintura do mural esteve sob a orientação do artista plástico Tiago Hacke, responsável pela criação do já anteriormente reproduzido nas paredes da Estação Elevatória de Cepães, em Marinhas, e que teve como principal finalidade dar a conhecer parte da biodiversidade associada aos ambientes aquáticos, nomeadamente do Canal Intercetor de Esposende.

A utilização de estruturas presentes no território como instrumentos de comunicação ambiental resulta de uma parceria entre a Esposende Ambiente e a Águas do Norte, e tem como principal estratégia educar e sensibilizar os munícipes e visitantes para os valores naturais e culturais concelhios.

A inauguração do mural contou com a presença do, Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, do Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, e de Filipe Silva, membro do Conselho de Administração da Águas do Norte.

Benjamim Pereira referiu que é estratégia do Município de Esposende, de algum tempo a esta parte, utilizar a arte como forma de atenuar o impacto visual e urbanístico de infraestruturas fundamentais para a qualidade de vida dos esposendenses, assim como forma de atratividade, visitação e de perpetuar as memórias da comunidade.

Paulo Marques e Filipe Silva demonstraram a sua satisfação pelos resultados obtidos através da parceria de sucesso entre as entidades que representam, assumindo que poderão ser lançados, em breve, novos projetos de idêntica natureza.

O Dia Mundial da Água é uma data de reflexão sobre os recursos hidrológicos e sobre a sua gestão a nível mundial. A água é um recurso vital, cada vez mais escasso, estratégico e estruturante, sendo por isso fundamental que a sua utilização seja realizada por princípios de sustentabilidade e eficiência. O grande desafio deste século é a gestão da água num cenário de alterações climáticas, com repercussões a diferentes níveis, nomeadamente ao nível da biodiversidade sendo da responsabilidade de todos preservar este recurso.

Tanto a Esposende Ambiente como a Águas do Norte e pelo Município de Esposende estão empenhadas neste desígnio, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
CoGestão do PNLN
   
Biorresíduos
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
Recrutamento
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras