CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

A água da torneira em Esposende é 100% segura, revelam os dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano relativos a 2021, agora divulgados.

O Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos (RASARP) da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), relativo ao “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano” em 2021, confirma que a água fornecida na torneira dos Esposendenses apresenta excelente qualidade.

O indicador de água segura mantém o seu valor nos 100%, podendo garantir-se que a população pode beber água com toda a confiança, graças a um controlo exigente das normas legais e a um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo. Esposende continua, deste modo, a liderar o ranking de Água Segura nos concelhos da região Norte, ao nível do indicador água segura na torneira dos consumidores.

A manutenção deste nível de excelência e a crescente confiança dos Esposendenses na qualidade da água da torneira só é possível através da melhoria continua e eficiente gestão dos serviços e do reconhecimento efetivo, pela comunidade, do seu inestimável valor, numa estratégia articulada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A análise dos dados deste relatório permite retirar um conjunto de conclusões, que ajudam a caracterizar a situação no País no ano de 2021 e a evolução em relação aos anos anteriores. Realça-se a cooperação entre as entidades gestoras Esposende Ambiente e Águas do Norte, a entidade reguladora (ERSAR), a autoridade de saúde, o laboratório e os demais intervenientes no processo de controlo da qualidade da água, que permitiu garantir a proteção da saúde humana.

O regime legal de controlo da qualidade da água suporta-se numa abordagem de avaliação de risco e a Esposende Ambiente respondeu com grande sucesso aos desafios de 2021, com a manutenção da excelência da água da torneira, encontrando-se já a trabalhar para responder às exigências introduzidas pela nova Diretiva europeia, mais direcionadas para as especificidades de cada sistema de abastecimento e que serão transpostas para o direito nacional até ao final do presente ano.

Em contexto de escassez, os dados sobre a qualidade da água na torneira em Portugal continental ganham particular relevância. Traduzem um enorme esforço operacional das entidades gestoras e dos demais intervenientes, incluindo os serviços de saúde pública e a ERSAR, para que a escassez não se sinta na torneira.

O relatório anual do controlo da qualidade da água referente a 2021 encontra-se disponível para consulta no site da ERSAR, em https://www.ersar.pt/pt/publicacoes/relatorio-anual-do-setor.

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras