CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Balcão Virtual

 Foi hoje (08-07-2022) hasteada a Bandeira Azul na praia de Apúlia, cerimónia simbólica que assinalou a atribuição do galardão que reconhece a excelência de quatro praias do concelho de Esposende. Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães voltam a ostentar a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para a época balnear 2022, reconhecendo o cumprimento dos critérios de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos e de informação e educação ambiental.

“As praias de Esposende, assim como o restante território, reúnem os requisitos que permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade, facto que muito contribui para que veja reforçada a condição de destino balnear de excelência”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, após a cerimónia que contou com a presença do Comandante Silva Lampreia, Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo.
Esposende reúne os requisitos que permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade, reforçando a condição de destino balnear de excelência. Refira-se que as praias de Apúlia e Cepães figuram entre as praias que, em Portugal, estão preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada, sendo, por isso, Praias Acessíveis. Esposende destaca-se, ainda, por ter sido dos municípios pioneiros em criar duas praias destinadas a acolher animais de companhia.
Esposende mantém-se como excelente destino balnear, corroborado pela classificação com “Qualidade Ouro” de seis praias do concelho, pela Quercus.
Nos dois últimos anos, a Praia de Apúlia foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, comprovando a excelência desta zona balnear e classificada como um dos melhores destinos familiares, em 2020, em projeto liderado pela Vrbo, plataforma especialista em arrendamentos de férias para famílias.

Neste início da época balnear, o Município de Esposende, em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, está a desenvolver a campanha “Hora do Sol Saudável”, de sensibilização de toda a população, para os cuidados a ter na exposição solar.
Pequenas quantidades de radiação ultravioleta são benéficas e essenciais, mas a exposição excessiva à radiação solar poderá ter efeitos graves sobre a saúde. Os danos cumulativos causados pela radiação UV podem levar ao envelhecimento precoce da pele, bem como ao cancro de pele.
A incidência do cancro de pele tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas, sendo a radiação solar, responsável por cerca de 90% dos casos de cancro de pele. Por esse motivo, a melhor forma de prevenir o cancro de pele é proteger-se. Neste intuito e para que todos possam conhecer os níveis de radiação ultra violeta, a app Esposende Smart City tem disponível esta informação.
Assim, deve evitar-se a exposição ao sol, entre as 11h00 e as 16h00, devemos usar sempre chapéu, óculos com proteção UV e vestuário adequado e usar um protetor solar de largo espetro e índice de proteção solar elevado.
Todas estas ações enquadram-se no compromisso de contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes a Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Marinha (ODS 14), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

Atendimento
   
Leituras
Leituras
   
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
   
CEA em Blog
imagemPortlet
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
   
Qualidade da água
   
Linha da Reciclagem
   
Faturação
Eletrónica
   
Praias
   
Plano de contingência COVID-19
   
QUIZ da Água
   
SUMAKids
   
TransFORMAR
   
E-MOVE
   
Empreitadas
   
E|Ribeiras