CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento On-line

Uma floresta autóctone é uma floresta com árvores originárias de uma determinada região. Isto quer dizer que essas árvores não foram introduzidas pelo Homem, apareceram naturalmente durante o desenvolvimento destes ecossistemas.

Importância das Florestas Autóctones

  • As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, incêndios, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas;
  • Ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens, a diversidade dos recursos genéticos, regulam o ciclo hidrológico e a qualidade da água, formam solo e proporcionam bens importantes para o Homem (madeira, cortiça, frutos silvestres, plantas medicinais e aromáticas, cogumelos, mel, pastoreio, caça, etc);
  • As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema. São importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais autóctones, muitas delas também em vias de extinção.

Sabia que…

O Dia da Floresta Autóctone foi criado para divulgar a importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais e a urgência de as proteger da destruição? Esta data está melhor adaptada para a sementeira ou plantação de árvores mediante as condições climatéricas dos países mediterrânicos como Portugal. É a alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado inicialmente para os países do Norte da Europa.

Algumas espécies autóctones portuguesas…

Carvalho (Quercus robur) – O seu fruto é a bolota e a madeira é muito apreciada, sobretudo em mobiliário e cascos para o envelhecimento de vinhos, como o Vinho do Porto. Longevidade: 1500 anos.

Sobreiro (Quercus suber) – O seu fruto é a bolota e o seu principal uso é a cortiça. Portugal é o maior exportador mundial de cortiça. Longevidade: 150 a 200 anos.

Loureiro (Laurus nobilis) – Os seus frutos são as drupas e o seu uso mais conhecido é o das folhas e ramos na culinária. Longevidade: 100 anos.

Amieiro (Alnus glutinosa) – O seu fruto são flores em amentilhos (pequenas espigas) e a madeira é muito resistente à água sendo usada no fabrico de construções subterrâneas e de “tamancos”. Da casca extrai-se uma tinta alaranjada. As folhas frescas são excelentes para a fadiga dos pés. Longevidade: 150 anos.

Pinheiro Manso (Pinus pinea) – O seu fruto são as pinhas que apresentam sementes (pinhões). A madeira, muito resistente e flexível, é resistente à água. A resina, com leve odor a limão, é usada em perfumaria. O seu principal uso é para produção de pinhão, sendo cerca de 95% da produção nacional exportada para países como Espanha e Itália. Longevidade: 100 anos.

Azevinho (Ilex aquifolium) – O seu fruto é a baga vermelha e a madeira é apreciada em marcenaria. A cocção de folhas trata reumatismo, gota, atonia intestinal, diarreia, febre e gripe. Longevidade: 300 anos.

Medronheiro (Arbutus unedo) – O fruto é uma baga globosa, granulosa, amarela tornando-se escarlate durante o amadurecimento. As folhas e casca, ricas em taninos, são usadas na curtição de peles. Usado ainda para fermentar e obter bebidas alcoólicas e vinagre. Em medicina popular usado como adstringente, diurético e antisséptico das vias urinárias.  Longevidade: 100 anos.

 

O Município de Esposende irá comemorar o Dia da Floresta Autóctone através da promoção de um conjunto de atividades que terão lugar durante uma semana. O arranque da Semana da Floresta Autóctone em Esposende terá início no dia em que se assinala esta efeméride, através de uma ação de sensibilização e da realização de ações de limpeza e plantação no espaço envolvente de São Lourenço na freguesia de Vila Chã. “Os Sapadores vão à Escola!”, Teatro “A Floresta”, Visita às Árvores Notáveis do concelho de Esposende, Teatro “E-Ribeiras”, serão algumas das atividades a acontecer ao longo da semana.

 

A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
 
 
CEA
em blogue
imagemPortlet copy.png
 
 
Leituras
Leituras
 
 
Qualidade da água
 
 
E-MOVE
 
 
Praias
 
 
Faturação
Eletrónica
 
 
SUMAKids
   
Resp.
Social
Empresarial 
 
   
Empreitadas