Dia Nacional do Mar | 16 de novembro

Portugal é um país fortemente ligado ao mar, celebrando-se no dia 16 de novembro o Dia Nacional do Mar.
O mar acaba por gerar muitos empregos em terra, em setores tão diversos como o do comércio de peixe fresco, das conservas, dos congelados, das farinhas, da construção/reparação naval, da cordoaria, dos transportes, da administração, da investigação, da formação, entre outros.

O mar é extremamente importante e fundamental para o equilíbrio ecológico (cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético), para as interações entre o oceano e a atmosfera (condicionando o clima mundial) e além disso é rico em recursos minerais, recursos vivos (1/5 do total da proteína animal consumida pelo homem é originário do mar onde são exploradas as espécies marinhas) e é também uma importante fonte de energia.

Nos últimos anos tem-se ainda acentuado a importância do mar no turismo do nosso país, uma vez que tem crescido a procura pelos desportos náuticos devido às excelentes condições da nossa costa, nomeadamente para o surf, kitesurf, bodyboard, paddle surf, mergulho, windsurf, kayak surf e vela e ainda somos ponto de paragem para muitos cruzeiros turísticos e comerciais, devido à nossa localização geográfica.

Esposende tem desenvolvido alguns projetos que contribuem para a “saúde” dos oceanos e sua envolvente, tais como o projeto “OMARE – criação de um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha do Parque Natural do Litoral Norte com fornecimento regular de informação sobre o estado da biodiversidade”; “Ribeiras do Litoral – reabilitação ecológica de ribeiras para a promoção da biodiversidade e de infraestruturas verdes”; “E-Ribeiras – comunicar, divulgar e sensibilizar para as alterações climáticas”; Canal Intercetor de Águas Pluviais, com a extensão de sensivelmente 5 Kms; “TransFORMAR” – projeto de Literacia dos Oceanos em Esposende, uma importante ferramenta educativa no que diz respeito ao conhecimento dos oceanos; e o projeto “E-Redes – fomento ao uso de redes biodegradáveis como ferramenta de promoção da sustentabilidade e combate ao lixo marinho”.

Sabia que…
• A maior parte do oxigénio da Terra é produzido não pelas árvores, mas pelas algas marinhas?
• Sabia que 97% do território português é mar? Portugal tem 942 km de costa.
• Muitos animais marinhos morrem devido à ingestão de plástico porque ficam com o estômago cheio de lixo e não se conseguem alimentar?
• O plástico existente no mar vai-se transformando em micropartículas que se acumulam nos peixes que nós, humanos, acabamos por ingerir?
• Anualmente vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de resíduos, tendo a maioria deste lixo origem em terra? Estima-se que este problema afete mais de 600 espécies de fauna marinha, das baleias às tartarugas, e ainda as aves, e que cerca de 100 mil mamíferos marinhos morram todos os anos por causa do lixo marinho.
• Os equipamentos de proteção contra o Covid-19, como máscaras e luvas descartáveis estão a causar um sério problema aos ecossistemas marinhos? Para além das possíveis contaminações, estas podem demorar até 400 anos até desaparecerem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.