O solo, a que geralmente chamamos terra, é fundamental para o ciclo da vida no nosso planeta. No entanto este recurso, que é finito e irrecuperável, tem vindo a ser sujeito às mais variadas agressões.
Esta efeméride ambiental foi criada em 2002 pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para celebrar a importância crítica do solo para a humanidade.
Algumas das funções do solo:
• Suporte para a produção de alimentos;
• Conservar a biodiversidade;
• Possibilitar o ciclo hidrológico;
• Reduzir o impacto das mudanças climatéricas;
• Proteger as águas subterrâneas e superficiais;
• Sustentar construções.
A função do solo mais reconhecida é o suporte para a produção de alimentos (95% de todos os alimentos produzidos no mundo têm origem no solo e os restantes 5% vêm do mar e de produções hidropónicas). Solos férteis e saudáveis sustentam o crescimento das plantas, fornecendo nutrientes, armazenando água e agindo como substrato no qual as plantas desenvolvem as suas raízes.
A taxa atual de degradação do solo ameaça a capacidade das gerações futuras usufruírem dessa necessidade básica: sem solos férteis, a segurança alimentar estará em risco.
Sabia que…
A cada minuto que passa, o solo é impermeabilizado pela construção, contaminado pelo uso excessivo de pesticidas, herbicidas e adubos, explorado através da agricultura e silvicultura intensiva, envenenado pela deposição de todo o tipo de resíduos e sofre erosão pela mobilização excessiva e pelos incêndios que deixam milhares de hectares de terra sem cobertura vegetal?